fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Tratamento O que esperar do tratamento do diabetes no futuro?

***Texto escrito pela Letícia Martins, diretora de redação da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 30. Comemorar 100 anos da descoberta da insulina nos leva a pensar no […]

Letícia Martins | 10/12/2021

***Texto escrito pela Letícia Martins, diretora de redação da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 30.

Comemorar 100 anos da descoberta da insulina nos leva a pensar no que ainda está por vir. Insulinas inteligentes, que agem conforme a necessidade do organismo, sem que o paciente precise dar qualquer comando? Bombas de insulina totalmente automatizadas, que fazem o papel do pâncreas de maneira autônoma?

Quem sabe, uma insulina em forma de pílula ou uma vida sem diabetes, por que não?

Você pode chamar isso de esperança, de expectativa, de sonho… Fato é que a medicina, a tecnologia e a ciência evoluem tanto a cada dia que podemos imaginar mil possibilidades. Várias pesquisas estão em desenvolvimento, algumas bastante promissoras.

Para escrever o livro 100 Anos de Insulina, lançado em agosto de 2021 pela editora Momento Saúde, perguntei aos entrevistados como gostariam que fossem as novas insulinas ou o que eles esperam do tratamento do diabetes nas próximas décadas. Também conversei com profissionais de saúde para entender o que já está prestes a se tornar realidade.

Ouvi tantas respostas bonitas, instigantes e reveladoras, mas uma delas, confesso, mexeu comigo. Carolina Garcia dos Santos, mãe do Nícolas, de apenas 2 anos, diagnosticado com diabetes tipo 1 aos nove meses de vida, me disse: “Para mim, não importa tanto quais tecnologias ainda estão por vir. Eu só quero que o meu filho viva em um mundo com mais empatia”.

Na época da nossa entrevista, Carolina estava procurando uma escola para matricular o filho e já havia levado vários “nãos” devido ao diabetes. A saga desta mãe-pâncreas por uma instituição de ensino que acolhesse seu pequeno terminou recentemente e fiquei muito feliz quando a diretora da nova escola do Nícolas decidiu comprar um exemplar do livro 100 Anos de Insulina para conhecer a história. Ela está fazendo a parte dela, acolhendo um aluno com diabetes e ajudando a disseminar o conhecimento. Mas ainda temos tanto a evoluir como sociedade. Como podemos avançar nesse sentido?

É com essa reflexão que encerro a série de artigos sobre o centenário da insulina, que a Momento Diabetes tem trazido aqui nessas páginas desde a edição 26 e convido a você a conhecer mais no site www.100anosdeinsulina.com.br

Juntos, estamos escrevendo um novo centenário!

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 30. Confira na nossa loja virtual.

Compartilhe