Conhecer os sintomas da doença é fundamental para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Na edição 14 da revista Momento Diabetes, trouxemos os sintomas clássicos do diabetes tipo 2, sendo eles:
CANSAÇO E DESÂNIMO: Como as células são privadas de açúcar, a criança fica cansada, pode ficar desatenta na escola e irritada.
AUMENTO DO APETITE: Sem insulina suficiente para transportar a glicose para dentro das células, os músculos e órgãos ficam sem energia e a criança sente mais fome.
CICATRIZAÇÃO LENTA OU INFECÇÕES FREQUENTES: O diabetes tipo 2 afeta a capacidade do corpo de se curar e resistir às infecções.
MUITA SEDE: O excesso de glicose fica acumulado na corrente sanguínea, permitindo que os líquidos sejam retirados dos tecidos. Por este motivo, a criança fica com sede e bebe mais água do que o habitual. Logo, tem mais necessidade de fazer xixi também.
MANCHAS NA PELE: Áreas de pele escura podem ser um sinal de resistência à insulina. Chamadas de acantose nigricans, as manchas escuras ocorrem frequentemente nas axilas ou no pescoço e muitas vezes são confundidas com sujeira.
Converse com seu médico sobre o assunto.