fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Alimentação Conheça alimentos que ajudam a aumentar a sua energia, disposição, vitalidade e imunidade!

***Texto escrito pela Eneida Ramos, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 30. Além das sequelas emocionais, a síndrome pós-Covid está deixando muitos sintomas físicos, como perda […]

Eneida Ramos | 30/11/2021

***Texto escrito pela Eneida Ramos, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 30.

Além das sequelas emocionais, a síndrome pós-Covid está deixando muitos sintomas físicos, como perda de olfato e paladar, insônia e cansaço. É muito comum pessoas que tiveram Covid-19 relatarem não ter energia ou disposição para executar tarefas normais do dia a dia, como subir escadas, limpar a casa, brincar com os filhos e praticar atividade física. Vários pacientes dizem que falta fôlego até para andar.

A Covid-19 inicia uma batalha no organismo, obrigando o sistema imunológico a trabalhar intensamente para eliminar o vírus e fazer de tudo para que ele não prolifere. Mas de onde vem o cansaço? Muitas vezes, ele resulta do acúmulo de toxinas no corpo, que pode ser reflexo também de outros fatores além do coronavírus, como o excesso de peso. O tecido gorduroso secreta substâncias inflamatórias, que podem causar sinais e sintomas desagradáveis. Sabemos que as pessoas que mais tiveram complicação são aquelas com sobrepeso, obesidade ou alguma doença crônica.

Para trazer a energia de volta é importante buscar uma alimentação densa em nutrientes. Anote os alimentos para você comprar na sua próxima feira, em especial a cúrcuma (açafrão-da-terra) e o abacaxi. Um estudo brasileiro, publicado em dezembro de 2020 na Open Metabolism, mostrou que os princípios ativos curcumina (cúrcuma) e bromelina (abacaxi) bloqueiam a entrada do vírus nas células impedindo que o vírus se alastre. Os alimentos também inibem o processo inflamatório.

Leia mais da matéria na edição 30 da Momento Diabetes.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 30. Confira na nossa loja virtual.

Compartilhe