Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Alimentação Alimentação e diabetes: dicas e recomendações

Manter o controle glicêmico está diretamente associado a dieta de quem tem diabetes, desde preparações salgadas até as mais docinhas.

Redação | 20/08/2019

Alimentação e diabetes: dicas e recomendações

Nas últimas semanas publicamos alguns textos com dicas e recomendações de especialistas sobre hábitos alimentares. Desde farinhas, até sementes, que podem ser introduzidas na dieta e trazer uma série de benefícios.

Mas o suposto vilão, não podia ficar de fora, e falamos também do temido, açúcar. Na matéria “Açúcar x adoçante: o que é melhor para quem diabetes?” falamos sobre os diferentes açúcares adoçantes e quais seus benefícios e malefícios. Então, para mais um alerta, resolvemos explicar que a melhor das opções é a mais natural possível.

Lembrando que todos os tipos de açúcar fazem a glicemia subir, mesmo os mais naturais e as versões light. Por isso, não devem ser usados por quem tem diabetes, exceto em caso de hipoglicemia, conforme orientação da Sociedade Brasileira de Diabetes.

 

O que fazer?

Adquirir hábitos saudáveis e procurar evitar o uso de açúcares e adoçantes nas bebidas e alimentos é a principal recomendação dos profissionais de saúde. Segundo a nutricionista Daniella Horn, principalmente as pessoas que têm diabetes devem habituar-se a ingerir os alimentos em sua forma natural para, assim, ter uma dieta que equilibra os índices glicêmicos.

A nutricionista Fabiana também faz a mesma recomendação e ainda faz algumas observações, “o nosso paladar normalmente prefere o sabor doce sem esforço algum. Muitas vezes, por hábito, vamos logo adoçando o suco, por exemplo. Mas será mesmo que esta bebida necessita ser adoçada?” Ela afirma que “equilíbrio” é a palavra que promove saúde em nosso corpo. “Açúcar em excesso é prejudicial à saúde, mas quando utilizado com equilíbrio, se torna fonte de carboidrato, que tem como principal função ser provedor de energia para o nosso organismo.”

Além disso, o açúcar é a salvação em uma situação de hipoglicemia, portanto, de acordo com a profissional, não devemos rotular os alimentos como bons ou ruins, mas inseri-los de maneira equilibrada no plano alimentar desenhado pelo profissional de nutrição para cada pessoa, seja ela portadora de diabetes ou não.

A Momento Diabetes trabalha inclusive com profissionais da área de nutrição e gastronomia e oferece a cada edição receitas com informações nutricionais. Adquira a 18º edição clicando aqui.

 

Imagem: valeria_aksakova

Compartilhe