fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Diário de Bordo Carioca com diabetes tipo 1 conquista título de Miss Plus Size Simpatia Nacional

Diagnosticada com DM1 aos 4 anos, Lila Baptista se apresentou com a bomba de insulina à mostra, sem vergonha ou medo de julgamentos, e pretende representar o Brasil em breve na etapa internacional do concurso.

Momento Diabetes | 27/11/2024

Por Priscila Horvat*

A carioca Layla Baptista, que usa o nome artístico Lila Baptista, foi a primeira brasileira com diabetes tipo 1 (DM1) a conquistar o título de Miss Plus Size Simpatia Nacional 2024, desfilando e posando para as fotos com a bomba de infusão de insulina visível, sem medo ou vergonha da condição.

Idealizado por Eduardo Arauju, a 14ª edição do Concurso Miss Plus Size Nacional foi realizada no dia 09  de novembro, no Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro, e teve como foco a inclusão e autoestima de pessoas. Além de Lila Baptista, o evento coroou, por exemplo, Vanessa Salgado Ribeiro Melo, a primeira Miss Plus Size com Síndrome de Down do Brasil.

Para Lila Baptista, que descobriu o diabetes aos 4 anos e hoje tem 39 anos, o título de Miss representa uma vitória e um marco pessoal de superação depois de tantos desafios enfrentados desde o diagnóstico. “Na minha memória, meu primeiro grande impacto do diagnóstico foi trocar açúcar refinado por estévia, porque falaram para meus pais que esse era o melhor adoçante por ser natural. O problema era que, na época, estévia era muito amargo, e detestei. Eu chorava e pedia açúcar refinado”, relembra a professora da rede pública do estado do RJ.

Na adolescência, ela passou por um período de descuido com o diabetes e foi na fase adulta que começou a aprender a lidar melhor com a doença. “A virada aconteceu quando comecei a entender a contagem de carboidratos e, mais tarde, comecei a usar a bomba de insulina e o sensor de glicose”, conta. Com a ajuda desses recursos, Lila conseguiu reduzir a hemoglobina glicada de 7,1% para 6,3% em três meses, uma grande conquista para ela.

Quebrando tabus

O Concurso Miss Plus Size Nacional foi uma plataforma importante para Lila Baptista mostrar que o diabetes não é um obstáculo. “Decidi participar do concurso para dar visibilidade ao diabetes. Mostrar minha bomba de insulina foi uma maneira de normalizar a condição e educar as pessoas sobre o diabetes”, explica.

O evento, que contou com uma cerimônia emocionante e vários desfiles, incluiu apresentações como a dança de abertura com uma roupa de paquita, além dos tradicionais trajes de gala e roupa de banho.

Lila conta que, durante o concurso, muitas participantes se aproximaram para aprender mais sobre a bomba de insulina, e várias já sabiam como agir caso ela tivesse um episódio de hipoglicemia, uma curiosidade que mostra que ela conseguiu transformar o que seria apenas uma disputa em uma oportunidade de educar sobre o diabetes.

A vitória de Lila foi histórica para a comunidade azul, já que essa foi a primeira vez que uma mulher com diabetes tipo 1 conquistou um título tão significativo no mundo dos concursos de beleza.

Agora, Lila se prepara para o próximo desafio: representar o Brasil na etapa internacional do concurso, que acontecerá no Peru. Para isso, ela busca patrocínios que ajudem a financiar sua participação e continuar sua missão de dar visibilidade à causa do diabetes e promover ainda mais a inclusão e a educação sobre o assunto.

“Esse reconhecimento me fortalece ainda mais na luta por políticas públicas que garantam mais acesso ao tratamento de diabetes e mais educação sobre a doença”, afirma a agora Miss, que também está ativamente envolvida em grupos de advocacy para garantir os direitos das pessoas com diabetes.


*Priscila Horvat é jornalista com foco em saúde e integra a equipe da Momento Diabetes.

Compartilhe