Por Letícia Martins, jornalista especializada em saúde e editora-chefe da revista Momento Diabetes
Lançada no dia 05 de agosto, a campanha Prevenção Salva Vidas, promovida pela Coalizão Vozes do Advocacy, conscientiza a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce de diabetes e obesidade para se obter um tratamento adequado e evitar complicações no futuro.
Tanto a obesidade quanto o diabetes são condições/doenças crônicas não transmissíveis (CCNTs / DCNTs) prevalentes. Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF Atlas 2021), mais de 16 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil e até 2030 cerca de 642 milhões de indivíduos no mundo terá algum tipo de diabetes.
Já a obesidade atinge mais de 20% da população adulta brasileira, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2021.
O diagnóstico precoce possibilita o acompanhamento e o tratamento adequado, ampliando a qualidade de vida do paciente e reduzindo o impacto no sistema de saúde em decorrência de complicações.
Por isso, a Momento Diabetes apoia a campanha Prevenção Salva Vidas, organizada pela Coalizão Vozes do Advocacy, composta por 21 associações e dois institutos de todo o Brasil, unidos em prol da causa do diabetes e da obesidade para ampliar o acesso ao tratamento e a promoção de políticas públicas que protejam e amparem essas populações.
Saiba mais informações sobre a campanha clicando aqui.
Assine a petição pública
A campanha Prevenção Salva Vidas também convoca a população para assinar a petição pública que solicita a inclusão do teste de glicemia no protocolo de atendimento em urgências e emergências do país.
No site da Coalização está a seguinte mensagem: “Um simples teste de ponta de dedo pode mudar toda a jornada de atendimento do paciente dentro de um hospital. Sua participação pode ajudar a ampliar o diagnóstico precoce no Brasil, possibilitando que mais pessoas tenham acesso ao tratamento necessário”.
Clique aqui e assine a petição pública.