No dia 17 de agosto, a ADJ Diabetes Brasil em parceria com a Associação dos Diabéticos da Lagoa (Adila), no Rio de Janeiro, promoverá ações para prevenção da retinopatia diabética, uma complicação séria do diabetes mal controlado que pode levar à cegueira. O objetivo da campanha Fique de olho – Retinopatia Diabética é conscientizar os pacientes e seus familiares sobre a importância do diagnóstico precoce, do controle glicêmico e da realização de consultas regulares com o oftalmologista.
A iniciativa já passou por Brasília (DF) e Birigui (interior de São Paulo) e, depois do Rio de Janeiro, seguirá para Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG).
Conhecida como retinopatia diabética, a condição pode ser dividida em dois tipos:
não proliferativa: forma inicial da doença que é detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido da retina, chamado de Edema Macular Diabético;
proliferativa: diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e por consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.
Dados de uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo apontam que 77,2% dos indivíduos com diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento no país, o que ocasiona sérias complicações, sendo uma delas a retinopatia diabética, que afeta cerca de 40% das pessoas com diabetes.
A campanha conta com o apoio da Abbott, Allergan, Novartis e da Momento Diabetes.
SERVIÇO
O que: campanha nacional de prevenção a retinopatia diabética
Quando: 17/08/2019 às 8h30
Onde: Obra do Sol
Endereço: Rua do Corcovado, 213, Jardim Botânico
Valor: Gratuito
Inscrição: pelo telefone (21) 97631-6555