Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Notícias O que são lesões ou caroços que aparecem na pele de quem tem diabetes?

Aplicar insulina sempre no mesmo local do corpo pode causar diversas consequências, entenda o que é a lipohipertrofia.

Redação | 16/07/2019

A aplicação de insulina sempre no mesmo local pode causar fibrose na região, resultando em caroços na pele, conhecidos como lipohipertrofia, ou seja, um acúmulo anormal de gordura sob a superfície da pele.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a maior consequência deste problema está na eficácia da terapia com insulina, uma vez que quando aplicada naquela mesma região com tecido gorduroso, pode apresentar uma falha em sua absorção, podendo levar a pessoa com diabetes a picos de hiperglicemia.

Quando as lesões acontecem, o jeito é evitar injetar insulina naquela parte do corpo até que a lipohipertrofia desapareça e quanto maior tempo da lesão, maior tempo para sua regressão.

 

Explorando o corpo

“O conselho que dou para as pessoas que tomam insulina diariamente é que elas nunca se esqueçam de fazer o rodízio das aplicações e troquem, sempre, as agulhas ou seringas” contou a publicitária carioca Adriana Castro na seção BD Apresenta da 16º edição da Momento Diabetes, (adquira clicando aqui).

Adriana contou que o erro se deu por conta da pressão social em relação ao diabetes logo que recebeu o diagnóstico, fazendo aplicações na barriga continuamente por serem práticas e de ação mais rápida, além de reutilizar a mesma agulha várias vezes. A publicitária então percebeu os caroços na região abdominal e deixou de fazer a aplicação na região que apesar de já apresentar uma melhora significativa continua prejudicada.

Daí a importância de fazer o rodízio da região do corpo, dando tempo para que a pele possa se recuperar das aplicadas. Além disso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e os fabricantes recomendam usar a agulha para a aplicação de insulina apenas uma vez.

Vale lembrar que as injeções de insulina devem ser aplicadas em lugares específicos como o abdômen, a parte externa dos braços, as coxas e as nádegas.

 

 

Texto adaptado por Sarah Almeida

Compartilhe