Por Priscila Horvat*
O Brasil tem cerca de 20 milhões de pessoas com diabetes, segundo as estatísticas da Federação internacional de Diabetes (IDF) e atualizações do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora a maioria dos brasileiros (90%) conviva com o diabetes tipo 2 (DM2), é o diabetes tipo 1 (DM1) que acontece, na grande maioria das vezes, na infância ou adolescência. No Atlas do Diabetes, o IDF apontou que pelo menos 1,1 milhão de pessoas com menos de 20 anos apresentam DM1.
Preocupada com o crescente aumento no número de diagnósticos de diabetes e, em paralelo, com a desinformação em torno do assunto, que a enfermeira pediátrica Dra. Valéria de Cássia Sparapani resolveu escrever um livro infantil explicando detalhes sobre o diabetes. “O livro é fruto de pesquisas iniciadas em 2018, com resultados apontando que crianças e adolescentes com diabetes e seus pais tinham pouco conhecimento sobe hiperglicemia e como tratá-la. Tanto a literatura científica quanto a prática clínica mostram que a hiperglicemia é uma situação difícil de manejar e que pode levar a criança ou adolescente à piora do seu estado de saúde e hospitalização”, explica Valéria, que é educadora em diabetes, professora do departamento de Enfermagem Pediátrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora em Enfermagem em Saúde Pública (University of British Columbia) e coordenadora do Departamento de Enfermagem da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Após três anos de pesquisas e estudos, em maio de 2024 nasceu, então, “As aventuras de Alícia no mundo da hiperglicemia”, um livro didático, colorido, com personagens e de fácil compreensão, indicado principalmente para crianças a partir dos 11 anos, que já conseguem ler o livro sozinhas.
Na história, Alícia sofre com hiperglicemia. “Nossa pesquisa mostrou que muitos entrevistados tinham pouco ou nenhum conhecimento sobe cetoacidose diabética, o que os levava a situações de internação e risco de complicações sérias. Ao contrário da hipoglicemia, que é uma complicação aguda, porém, mais frequente no dia a dia das crianças e, por isso, mais conhecida e com melhor controle”, explica a autora.
O processo de produção do livro
Colorido, ilustrado e didático, o livro explica o que é hiperglicemia, quais são os sintomas e mostra o que e como fazer, bem no estilo passo a passo, utilizando uma linguagem acessível para as crianças. “Quando pais e filhos conseguem identificar problemas e manejar uma hiperglicemia, agindo com segurança e tranquilidade, os resultados são positivos e as complicações evitadas”, conta a enfermeira.
Segundo a Dra. Valéria, ao entender conceitos básicos do diabetes, como os transmitidos pela personagem Alícia e seus amigos, a criança ou adolescente com diabetes pode aproveitar melhor o uso de tecnologias, como a bomba de insulina. “Além disso, o livro infantil ilustrado é uma tecnologia acessível e que busca, com a combinação de texto e ilustrações, transmitir conhecimentos de uma forma leve e divertida”.
Como enfermeira pediátrica e educadora em diabetes, a Dra. Valéria sabe como as crianças enxergam o mundo, incluindo as dificuldades. “Dar voz às crianças é o primeiro passo para entender seus sentimentos e necessidades de aprendizagem ao conviver com uma doença crônica como o diabetes. Assim, questões como falta de conhecimento, aceitação, medos, desejos e vergonha podem receber atenção. A partir disso, estratégias educativas, próprias do mundo da criança, devem ser pensadas e desenvolvidas, como este livro, ajudando-as a cuidar de si, melhorando sua qualidade de vida”, finaliza.
Serviço
O livro pode ser adquirido na versão impressa diretamente pelo site do livro https://as-aventuras-de-alicia.my.canva.site/livro-infantil-diabetes ou digital por meio deste link.
Nome do livro: As aventuras de Alícia no mundo da hiperglicemia
Autoras: Valéria de Cássia Sparapani e Krislenn Julia Machado
Ilustradora: Natália de Souza Santos
Ano: 2024
Editora: não tem
Quantidade de páginas: 28
Preço sugerido: R$ 24,99 (ebook)
*Priscila Horvat é jornalista da Momento Saúde Editora