fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Diário de Bordo A história de Maria Eloísa, mãe DM1 com quase 40 anos

Olá! Meu nome é Maria Eloisa Malieri, sou advogada especializada em direito à saúde e tenho diabetes tipo 1 desde 1985. Venho refletir com você sobre o […]

Eloísa Malieri | 21/11/2022

Olá! Meu nome é Maria Eloisa Malieri, sou advogada especializada em direito à saúde e tenho diabetes tipo 1 desde 1985. Venho refletir com você sobre o desejo de ser mãe versus possibilidade e tentativa. A vida é um caminho de erros e acertos, fracassos e vitórias, dores e alegrias. Não há garantia de sucesso nos caminhos que escolhemos percorrer, mas isso não significa que alguém possa nos tirar o direito de tentar.

Tenho percebido que a palavra NÃO é muito mais falada para mulheres com diabetes que têm o desejo de ser mãe do que para aquelas que não têm a condição. Claro que tudo tem um contexto e cada mulher deve ser avaliada individualmente por profissionais de saúde, que vão analisar possibilidades e riscos, mas, acima de tudo, procurar meios de transformar esta vontade em realidade!

Digo tudo isso por experiência própria. Durante uma boa fase da vida ouvi que não poderia ser mãe. Por isso, tentar não era nem uma opção para mim. Quando eu perguntava o motivo, ouvia como resposta: “você possui um binômio (diabetes + hipotireoidismo de hashimoto) que não combina com a maternidade”.

Leia a matéria completa na edição 34 da revista Momento Diabetes digital gratuitamente. Saiba como acessar clicando aqui.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 34.

***Texto escrito pela Maria Eloísa Malieri, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 34.

Leia mais: Revista Momento Diabetes Edição 34 traz um especial sobre a saúde da mulher com diabetes

Como cuidar de si mesma após o diagnóstico de diabetes do filho?

Diabetes gestacional: como enfrentar com o diagnóstico

Compartilhe