fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Tratamento A difícil e importante tarefa de aceitar o diabetes

Receber o diagnóstico de uma doença crônica não é uma tarefa simples tampouco agradável, mas aceitá-lo é o primeiro passo que o tratamento seja efetivo   São […]

| 18/10/2017

A difícil e importante tarefa de aceitar o diabetes

Receber o diagnóstico de uma doença crônica não é uma tarefa simples tampouco agradável, mas aceitá-lo é o primeiro passo que o tratamento seja efetivo

 

São inúmeros os questionamentos, as dúvidas, os medos e a insegurança que passam pela cabeça de alguém quando descobre que tem diabetes ou outra doença até o momento incurável. É preciso força, autocontrole e apoio familiar e até profissional para lidar com as mudanças que virão e começar o tratamento.

Segundo especialistas, existem 05 fases comuns pelas quais muitas pessoas passam até aceitar o diagnóstico. Conhecer cada uma delas é importante para ajudar um familiar, amigo ou mesmo se ajudar. Confira:

1- Negação: normalmente é o primeiro comportamento emocional após o diagnóstico. A pessoa se recusa a entrar em contato com a doença e considera a condição algo que lhe traz sofrimento. Nega o diagnóstico e, consequentemente, passa a não se cuidar.

2- Raiva ou revolta: após certo tempo fica quase impossível negar o diabetes, então os sentimentos de raiva e revolta tomam conta. É nesse estágio que começam os questionamentos do tipo “por que comigo?”. Segundo especialistas, é uma das fases mais difíceis para a família e para as pessoas próximas.

3- Negociação ou barganha: quando a negação e a raiva já foram superadas, aparece a barganha. A pessoa que descobriu o diabetes passa a adotar algumas estratégias para amenizar as exigências do tratamento. Nesse estágio, há a aceitação parcial, já que o paciente tenta “driblar” o diagnóstico, criando alternativas que, na visão dele, podem solucionar o seu problema. O uso de chás milagrosos e dietas mágicas são alguns dos artifícios usados para alcançar esse fim.

4- Tristeza profunda (depressão): depois de um tempo, o paciente percebe que não obteve sucesso com suas estratégias na fase anterior (negociação) e pode entrar em um estado de depressão. Surge, então, o medo da doença e de suas complicações, insegurança em relação à vida e ao futuro, além da sensação de que sua saúde nunca mais será a mesma.

Nessa fase há também a elaboração dos “lutos” e a pessoa passa a ficar triste, retraída e introspectiva.

5- Aceitação: é a fase mais aguardada pelos familiares e médicos. É o momento em que a pessoa percebe que é responsável pela própria saúde e qualidade de vida, e que o sucesso no tratamento só depende dela.

Um indivíduo com diabetes vai manifestar paz e tranquilidade no que diz respeito à doença, uma vez que sabe que, seguindo a terapia corretamente, não precisará mais ter medo de desenvolver complicações. É a superação dos estágios anteriores e o convívio saudável com o diabetes, a vida e seu corpo.

Na edição 02 da Momento Diabetes você pode conferir uma matéria completa sobre o assunto, com depoimentos de pessoas que passaram por essas fases e hoje convivem bem com o diabetes. Compre aqui.

Compartilhe