Com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância da insulina e mostrar a evolução das tecnologias para tratar o diabetes, a jornalista Letícia Martins, nascida em Taubaté e formada na UNITAU, lançará amanhã (14), às 9h, o livro “100 Anos de Insulina: A Descoberta Que Salva A Vida De Milhões de Pessoas”.
O evento de lançamento será ao vivo pela internet. Inscrições pelo site www.100anosdeinsulina.com.br.
O livro é uma comemoração ao centenário da insulina, descoberta em 27 de julho de 1921 pelos médicos canadenses Frederick Banting e Charles Best. Antes dessa data, as pessoas diagnosticadas com diabetes tinham pouco tempo de vida e seguiam dietas extremamente rigorosas. Por isso, a descoberta da insulina se tornou um verdadeiro marco para o tratamento do diabetes e para a história da medicina.
Para escrever o livro, a jornalista entrevistou 15 pessoas com diabetes, além de vários profissionais da saúde, que relatam suas experiências, destacando a evolução do tratamento em décadas com a condição. Os capítulos abordam os sintomas do diabetes, a vergonha em ter a condição, as novas tecnologias, as pesquisas em prol do desenvolvimento de novas terapias, os direitos das pessoas em terem o tratamento adequado no Sistema Único de Saúde, entre outros assuntos.
“Precisamos desmistificar a ideia de que usar insulina significa que o diabetes piorou. Insulina não é castigo. Insulina é vida. Por isso, o livro é voltado para todas as pessoas que têm diabetes, seus familiares e amigos, para que possam compreender a importância deste hormônio na vida de quem tem a condição”, afirmou Letícia. A obra conta com o prefácio do endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri e estará disponível nas versões impressa e digital.
O valor arrecadado até dezembro será revertido em prol de uma organização sem fins lucrativos, indicada pelas pessoas que se inscreverem no link: www.100anosdeinsulina.com.br.
Fonte: Voz do Vale.