fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Tratamento Resistência insulínica. Você sabe o que é isso?

O conceito de resistência à ação da insulina surgiu no final dos anos 1930, mas apenas na década de 1970 a ciência cravou uma definição: trata-se de […]

Sonia de Castilho | 24/03/2021

O conceito de resistência à ação da insulina surgiu no final dos anos 1930, mas apenas na década de 1970 a ciência cravou uma definição: trata-se de um estado no qual quantidades de insulina maiores do que o normal são necessárias para provocar uma resposta quantitativamente normal. Ou seja, a insulina disponível não cumpre adequadamente sua função de levar a glicose para dentro das células.

Nem sempre é um problema. Durante o curso normal da vida, alguns períodos apresentam uma resistência à insulina de forma fisiológica: na puberdade, por conta da ação dos hormônios sexuais e do hormônio do crescimento; na gestação, a partir do segundo trimestre, quando o corpo “poupa” glicose para garantir suprimentos de nutrientes para o feto; e no envelhecimento, principalmente em função da sarcopenia (perda de massa muscular) e do aumento de gordura visceral.

A resistência à insulina também pode surgir com o uso de alguns medicamentos, como os corticoides. Quando se torna patológica, é a base de inúmeras doenças, como a Síndrome dos Ovários Policísticos. E, claro, o diabetes tipo 2.

Leia mais da matéria na edição 26 da Momento Diabetes.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 26. Confira na nossa loja virtual.

Compartilhe