Em abril de 2022, foram divulgadas as Diretrizes Conjuntas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (Sbem) com a Sociedade Brasileira de Periodontologia (Sobrape) que orientam sobre a relação entre a periodontite (doença na gengiva) e o diabetes. Clique aqui para ler o artigo disponível no site da Sobrape.
Que o cuidado com o diabetes deve ser multi para melhores resultados, isso já sabemos há tempo. E o dentista, no caso o periodontista (especialista que cuida da gengiva), precisa estar incluído nesse cuidado amplo.
O exame da gengiva, também chamado de exame periodontal, deve estar na rotina de todas as pessoas com pré-diabetes e diabetes. Não se assuste se você nunca ouviu falar nesse exame ou no especialista que cuida da gengiva (periodontista). A divulgação dessas diretrizes é justamente para mudar isso.
O exame odontológico e o exame da gengiva (exame periodontal) são fundamentais, porque pessoas com pré-diabetes ou diabetes têm maior chance de desenvolver doenças gengivais, que, se não tratadas, podem aumentar os níveis de glicose no sangue e levar à perda dos dentes.
A presença de doença gengival grave (periodontite grave) em pessoas com diabetes confere maior risco ao desenvolvimento de complicações cardiovasculares e renais, além de retinopatias.
O cuidado com a gengiva e uma boa higiene bucal orientada por um profissional são peças fundamentais de um estilo de vida saudável, assim como a dieta e a prática de exercícios físicos.
Espero ter incentivado a procura ao periodontista e ao cuidado maior com a sua gengiva! Afinal cuidar da gengiva é cuidar da saúde!
*Júlia Bello é cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Periodontia pela Funorp-USP e aluna do curso MedPerio, da professora Mariana Fogacci.
Leia mais: A saúde começa pela boca