fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Tratamento A saúde começa pela boca

***Texto escrito pela Júlia Bello, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 28. Quantas vezes já não ouvimos esta frase: a saúde começa pela boca. A […]

Júlia Bello | 23/07/2021

***Texto escrito pela Júlia Bello, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 28.

Quantas vezes já não ouvimos esta frase: a saúde começa pela boca. A cada dia essa afirmação faz mais sentido e vários estudos recentes vêm mostrando isso. Para os pacientes com diabetes, essa frase torna-se ainda mais relevante.

Primeiramente, porque é pela boca que nos alimentamos e uma alimentação equilibrada é imprescindível no controle do diabetes. Como dentista e periodontista, vou me ater à minha área de conhecimento e deixar essa parte da alimentação para os colegas endócrinos, nutrólogos e nutricionistas.

Então vamos lá: o que é um periodontista? A variedade de especialidades da odontologia, por vezes, pode gerar alguma confusão, o que não é para menos, já que há uma grande diversidade. O periodontista é o especialista em cuidar dos tecidos de suporte do dente, como gengiva, ligamento e osso. Eu diria que somos quem cuidam dos alicerces do dente. Manter os alicerces dos dentes saudáveis ajuda na saúde da boca e do corpo. Afirmo isso com muita tranquilidade, pois hoje temos vários estudos que atestam que saúde gengival influencia na saúde sistêmica.

Pacientes com diabetes devem dar maior atenção à saúde de suas gengivas, pois eles têm maior risco à doença de tecidos de suporte do dente, a periodontite. Em uma publicação recente de trabalho da Federação Internacional de Diabetes e da Federação Europeia de Periodontia, fica clara a necessidade da orientação de pacientes e profissionais de saúde quanto à relação entre periodontite e diabetes, relação essa que não pode e nem deve ser ignorada. Mas o que é e como funciona essa doença chamada periodontite?

A periodontite é uma doença que acomete os tecidos que envolvem o dente (gengiva, ligamento e osso) e pode ocasionar em pacientes com diabetes uma dificuldade maior no controle da glicose, como também um maior risco de complicações, como as cardiovasculares. Periodontite e diabetes formam uma via de mão dupla, na qual não é bom se perder, e sim, achar o caminho certo, o caminho do diagnóstico e do tratamento.

Leia mais da matéria na edição 28 da Momento Diabetes.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 28. Confira na nossa loja virtual.

Compartilhe