Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Giro Saúde Sob a redoma

Em alguns episódios, a série Under The Dome aborda os transtornos causados pelo desabastecimento de insulina, quando uma barreira misteriosa isola uma cidade inteira do resto do mundo.

| 02/08/2017

Sob a redoma

Baseada no livro homônimo de Stephen King, lançado em 2009, a série Under The Dome se passa em uma pequena cidade fictícia dos Estados Unidos, chamada Chester’s Mills, que, de uma hora para outra e sem motivo aparente, é isolada do resto do mundo por uma redoma enorme e transparente.

 

[optinlocker]

Enquanto procuram por uma explicação, os moradores precisam enfrentar inúmeros problemas, como escassez de alimentos, falta de energia elétrica, caos urbano, desespero, entre outros. A série é bastante instigante e dá margem a diversas reflexões. No episódio 4 da primeira temporada, um surto de meningite atinge os moradores e muitos ficam de quarentena no hospital. Ao sair em busca de antibióticos, um grupo constata que existe apenas uma farmácia na cidade e ela está praticamente desabastecida.

É nessa hora que a jovem Norrie (Mackenzie Lintz) começa a temer pela saúde da mãe, Alice (Samantha Mathis), que tem diabetes tipo 1. Sem insulina, ela não aguentaria viver por muito tempo. Em uma das cenas do episódio 6, Alice atravessa a rua desorientada e acaba provocando um acidente com um caminhão. Para não atropelar a mulher, o motorista desvia e acaba colidindo com a torre de água que abastecia a cidade. Outros conflitos surgem entre os habitantes a partir disso, mas o interessante aqui, para nós, é o que aconteceu com Alice.

Os comentários eram de que ela havia passado mal por falta de insulina. Porém, Alice estava há muito tempo sem se alimentar e ficou sem energia, tendo uma crise de hipoglicemia e o que ela necessitava naquele momento era comer algo doce. Depois de levar a mãe para o hospital, onde o estoque de insulina já estava zerado, Norrie e Joe McAlister (Colin Ford) roubam uma lista de pacientes com diabetes e invadem a casa de dois deles, na tentativa de conseguir o hormônio. A caçada da jovem é angustiante, pois ela sabe os riscos que a mãe corre se não tomar o medicamento.

Ao entrar em uma residência, ela encontra vários frascos de insulina na geladeira e coloca todos na bolsa. No entanto, ao sair, ela se depara com um garotinho e Norrie descobre
que estava retirando insulina de uma criança com diabetes tipo 1. Imediatamente, ela pede para Joe devolver os frascos na geladeira, ficando com apenas um.

A história é angustiante, mas nos faz refletir sobre a importância deste hormônio para a nossa saúde, bem como saber interpretar os sintomas de uma hipoglicemia para salvar a vida de uma pessoa

[/optinlocker]

 

Compartilhe