No dia 02 de janeiro de 2023, o medicamento Wegovy® (semaglutida 2,4 mg), foi aprovado para o uso no Brasil pela agência regulatório Anvisa.
Como a Momento Diabetes já tinha antecipado em setembro do ano passado, no evento do ESDA, em Estocolmo, os representantes da Novo Nordisk, indústria responsável pelo fármaco, já haviam adiantado para a Momento que o medicamento estava em aprovação e que em breve estaria disponível em solo nacional.
A aprovação é o primeiro passo para o lançamento do medicamento no País. Ainda não há uma data definida para que ele chegue ao mercado visto que, após a análise de conformidade pela Anvisa, deve-se aguardar a finalização de outros processos, como a definição de preços pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.
A aprovação da medicação foi baseada nos resultados do programa de ensaios clínicos Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity (STEP). O estudo com o Wegovy® mostrou que o fármaco promoveu uma redução média de 17% do peso corporal nos indivíduos no período de 68 semanas. Durante o ensaio clínico, um em cada três pacientes perdeu 20% do seu peso corporal durante o tratamento com o Wegovy® contra 2,4% do grupo placebo.
“A aprovação de Wegovy® (semaglutida 2,4mg) no Brasil representa importante conquista para as pessoas que convivem com a obesidade e excesso de peso. Trata-se de uma doença crônica, progressiva e multifatorial e que exige uma série de cuidados durante todo o tratamento. Nesse sentido, a Novo Nordisk fica extremamente satisfeita em oferecer para esses pacientes o melhor e mais seguro medicamento já produzido e que é capaz de melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, explica a diretora médica da Novo Nordisk, Priscilla Mattar.
Obesidade
A obesidade é uma doença crônica, progressiva e multifatorial que requer tratamento a longo prazo. Está associada a diminuição da expectativa de vida e a dezenas de complicações graves de saúde, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, apneia obstrutiva do sono, doença hepática gordurosa não alcoólica e certos tipos de câncer. O aumento global da prevalência da obesidade é um problema de saúde pública que tem graves implicações nos custos dos sistemas de saúde.
Segundo dados da World Obesity Federation, existem 764 milhões de pessoas vivendo com obesidade no mundo. O documento aponta que, até 2030, uma em cada 5 mulheres e um em cada 7 homens terão obesidade, chegando a 1 bilhão de pessoas com obesidade globalmente. No Brasil, a expectativa é que 29 milhões de mulheres, 21 milhões de homens e 7,7 milhões de crianças tenham obesidade até 2030, representando cerca de 30% da população. Atualmente, estima-se que aproximadamente 100 milhões de pessoas tenham sobrepeso e 41 milhões convivam com a obesidade no país.
Durante os ensaios clínicos, Wegovy® apresentou eventos colaterais leves e transitórios, sendo os mais comuns gastrointestinais, como náuseas, diarreia, vômitos, constipação e dores abdominais.
A semaglutida não deve ser utilizada com outros produtos que contenham a mesma substância ou outros medicamentos agonistas receptores de GLP-1.