Por redação*
O Campus Virtual Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em parceria com o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), lançam a segunda oferta do curso “Diabetes Mellitus no SUS: Promoção, prevenção e o fortalecimento do autocuidado”, que certificou mais de 20 mil alunos em sua primeira oferta. Online e gratuito, o objetivo do curso é promover a prevenção de complicações e o fortalecimento do autocuidado apoiado para pessoas que vivem com a condição.
Indicado para profissionais de saúde, pessoas com diabetes, familiares, cuidadores de idosos e interessados em geral (e não apenas quem vive com a condição), o curso é organizado em 3 módulos e tem carga horária total de 40 horas. Com aulas gravadas, o curso oferece nesta edição 10 mil vagas.
Como participar
Para se inscrever, é necessário fazer o cadastro no site da Fiocruz (clique aqui).
Depois, basta acessar a sala de aula virtual. Dentro desse ambiente, é possível encontrar todas as informações sobre o curso, como navegar pelo conteúdo e realizar as atividades propostas.
Para ser aprovado, o participante deverá realizar a avaliação final do curso, com até três tentativas para realizar o questionário e receber nota final com um acerto mínimo de 70% na avaliação. Após a aprovação, o certificado de conclusão ficará disponível no portal “Minhas Capacitações”.
Para baixar o certificado, basta seguir estes passos:
- Acessar o link;
- Entrar com sua conta do Acesso Único Fiocruz;
- No menu, clique em “Minhas Capacitações”;
- Localize o curso concluído;
- Clique no ícone de PDF para baixar o seu certificado.
Se houver qualquer dificuldade em alguma dessas etapas (seja para se inscrever, acessar o curso ou emitir o certificado), o participante deve entrar em contato diretamente com a equipe de suporte, através do e-mail suporte.campus@fiocruz.br, informando o problema.

Quer receber conteúdo confiável para controlar seu diabetes? Leia a revista Momento Diabetes. Todo bimestre, tem uma edição nova para você!
Saiba mais sobre o curso Diabetes Mellitus no SUS
O curso oferece estratégias preventivas e de promoção da saúde para auxiliar o público a explorar temas essenciais nessa relação, desde a identificação precoce do diabetes até o estabelecimento de vínculos sólidos com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são, atualmente, elementos imprescindíveis para o sucesso no controle da doença. Entre os objetivos do curso, ainda estão:
- Reconhecer formas do diabetes e sua importância no quadro da saúde pública;
- Identificar fatores de risco associados ao desenvolvimento do diabetes;
- Identificar as complicações crônicas do diabetes e os fatores de risco associados ao desenvolvimento destas complicações;
- Identificar formas não farmacológicas de tratamento do diabetes e eventuais comorbidades, como sobrepeso ou obesidade, hipertensão arterial, dislipidemia, entre outros;
- Reconhecer os diferentes tipos de tratamento farmacológico para o diabetes;
- Identificar a importância da família e rede de apoio no entorno do paciente com diabetes;
- Compreender conceitos de autocuidado apoiado, com foco na adesão e protagonismo do paciente.
O diabetes, principalmente o tipo 2, representa um problema de saúde pública, sendo cada vez mais necessárias a identificação precoce e a oferta de assistência, além do acompanhamento adequado para as pessoas que vivem com diabetes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 20 milhões de pessoas vivem com a doença no Brasil, dado que coloca o país na 6ª posição mundial em prevalência de diabetes, segundo a Federação Internacional de Diabetes (International Diabetes Federation – IDF).

Conheça a estrutura do ofertado pela Fiocruz:
Módulo 1 – Panorama epidemiológico do diabetes
- Aula 1 – Diabetes Mellitus: epidemiologia, fatores de risco e estratégias de prevenção
- Aula 2 – Epidemiologia das comorbidades e complicações associadas ao Diabetes Mellitus
Módulo 2 – Tratamento do diabetes
- Aula 1 – Tratamento não farmacológico do diabetes: dieta, exercício físico e educação para autocuidado
- Aula 2 – Cirurgia Bariátrica
- Aula 3 – Tratamento farmacológico do diabetes: classes terapêuticas disponíveis e suas características
- Aula 4 – Tratamento farmacológico do diabetes: estratégias de uso e peculiaridades no manejo dos pacientes idosos
Módulo 3 – Organização da rede de atenção à saúde e prevenção das complicações do diabetes mellitus
- Aula 1 – Redes de atenção à saúde, doenças crônicas e autocuidado
- Aula 2 – Complicações cardiovasculares e estratégias de prevenção
- Aula 3 – Complicações microvasculares e mistas e estratégias de prevenção
Os interessados podem se inscrever diretamente por este link. Mais informações: vpeic@fiocruz.br
* Com informações da assessoria de imprensa da Fiocruz