Por Letícia Martins*
Desde 2012, quando escrevi minha primeira reportagem sobre diabetes, venho tendo a sorte e a honra de entrevistar profissionais de saúde dedicados à área do diabetes. Muitos desses que conheci em quase 15 anos como repórter de saúde demonstram muito mais do que apreço pela profissão que escolheram atuar. Muitos encaram a educação em diabetes e o atendimento a pessoas com diabetes como um propósito maior de vida. E por isso dedicam tempo a estudar, pesquisar e atender pessoas de vários lugares do país.
Um desses profissionais é o personal trainer Jonathan Nicolas dos Santos Ribeiro, professor universitário de educação física que recebeu o título de Doutor em Biologia Celular e Molecular Aplicada pela Universidade de Pernambuco (UPE) em setembro de 2024. Sim, já faz seis meses dessa conquista, mas ainda é tempo de reconhecer o esforço, a dedicação e o compromisso de Jonathan, que é um parceiro de longa data da Momento Diabetes e uma profissional dedicado há quase 15 anos no atendimento de pessoas com diabetes.
Membro do Departamento de Exercícios e Diabetes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Jonathan colabora com a Momento Diabetes desde 2020, sugerindo e escrevendo temas de extrema relevância para a seção Hora do Treino.
Com um extenso currículo, Jonathan também é Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano (Universidade Federal de Pernambuco/UFPE), especialista em Fisiologia do Exercício Clínico (Universidade Estácio de Sá), tem bacharelado em Educação Física (UPE), é revisor e editor associado do Diabetes & Obesity International Journal, revisor do periódico Interventions in Obesity & Diabetes, é membro do Grupo de Pesquisa Exercício Físico e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (UPE/CNPq), membro do Laboratório de Fisiopatologia Experimental (UPE).
O profissional também é ex-membro da Academia Real Corpore/Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco e da Academia CIA Atlética (Unidade Recife). Atua como Professor Assistente da Faculdade Guararapes (UNIFG – Campus Piedade) e do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau – Caruaru).
Acompanhe a entrevista e saiba mais sobre a defesa da tese de doutorado de Jonathan e a importância de profissionais cada vez mais capacitados e atualizados no atendimento a pessoas com diabetes:

Jonathan Nicolas: formado em Educação Física e doutor em Biologia Molecular. É colunista da Revista Momento Diabetes. (Foto: idux Studio)
Momento Diabetes: Quando você começou a atuar na área do diabetes e por quê?
Jonathan Nicolas: Minha paixão e atuação pela área do diabetes “iniciou” no dia 15 de agosto de 2011, uma semana após a minha entrada na Universidade de Pernambuco. Conheci a professora Denise Vancea e o ‘Doce Vida’, um programa de exercícios físicos para pessoas com diabetes, o qual foi um divisor de águas para mim. Durante toda minha graduação e com as mais 60 pessoas com diabetes que frequentam esse programa, aprendi como é o dia a dia com diabetes. Esse aprendizado sempre estava pautado na ciência. Já apaixonado pela área, após minha graduação, especializei-me em fisiologia do exercício clínico, e voltei toda minha atuação ao atendimento das pessoas com diabetes, fiz mestrado e doutorado, entrei na docência do ensino superior, e sempre a área do diabetes esteve comigo, e sigo com ela, sendo minha bandeira de atuação atrelada à ciência do exercício físico. Meus avôs (in memorian) tinham diabetes, e o fato de a doença estar próxima em meu seio familiar também pode ter influenciado os meus propósitos de atuação nessa área.
Momento Diabetes: Você também atende pessoas com a diabetes à distância?
Jonathan Nicolas: Sim, com o avanço na tecnologia, a distância física não é mais uma barreira. Desta forma consigo realizar, mesmo à distância, orientações e acompanhamentos das pessoas que tem diabetes e desejam modificar seu estilo de vida, ajudando-as assim a alcançarem algumas metas relacionadas à saúde. Para isso, também utilizo um aplicativo, que possui alguns recursos e estratégias que possibilitam o acompanhamento de exercícios físicos para pessoas com diabetes de forma eficiente em vários locais do Brasil.
Momento Diabetes: Qual o tema que você defendeu em sua tese de doutorado?
Jonathan Nicolas: O tema foi ‘Efeitos agudos do treinamento aeróbio de moderada e alta intensidades sobre a via de triptofano de camundongos obesos’. A escolha desse tema vem pela necessidade de estudos que relacionem o triptofano, a obesidade e o exercício físico devido ao ineditismo da ideia desenvolvida e os objetivos do estudo de vias moleculares. Utilizamos modelos animais para conseguirmos trazer respostas que contribuam com a elucidação de como o exercício pode influenciar positivamente o metabolismo desse metabolismo essencial (o triptofano) no organismo com obesidade.
Momento Diabetes: Quem foi seu orientador?
Jonathan Nicolas: Meu orientador foi o Dr. Bruno de Melo Carvalho, professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, coordenador do Laboratório de Imunometabolismo (LIME-UPE), o qual orienta e desenvolve estudos com avaliações biomoleculares relacionadas ao metabolismo e doenças metabólicas.
Momento Diabetes: Quanto tempo levou para você concluir o doutorado?
Jonathan Nicolas: Devido ao período mais crítico da pandemia, a conclusão do meu doutorado veio com o total de cinco anos.
Momento Diabetes: Como você se sentiu finalizando mais essa jornada?
Jonathan Nicolas: A palavra que me define é gratidão. Sou grato por todo aprendizado, a todos que direta ou indiretamente ajudaram nessa jornada, por poder representar a minha esposa, meus pais e minha família nessa conquista.
Momento Diabetes: Quais são seu os planos agora? Chega de estudar?
Jonathan Nicolas: Jamais! (risos) São tantos planos, com toda certeza não ficarei parado! Com a conclusão do doutorado, posso almejar conquistas que só podiam ser tentadas com o doutorado finalizado. Estão nos planos a continuidade do aprendizado, seja no desenvolvimento de novas pesquisas, novas parcerias, quem sabe um post-doc, o que continua “aceso” em mim: é o desejo pela melhoria contínua através do conhecimento, para que assim eu consiga melhorar cada vez mais a minha atuação, então, vamos em busca dessa melhoria contínua.
Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Jonathan Nicolas, não deixe de conferir a live em que ele é entrevistado pela editora-chefe da revista, Letícia Martins. Para assistir, clique aqui.
* Letícia Martins é jornalista, editora-chefe da Momento Diabetes e fundadora da Momento Saúde Editora.