Evento gratuito promovido pelo Movimento Divabética será realizado presencialmente na ALESP em São Paulo com transmissão ao vivo pela internet e terá atividades de educação, palestras com especialistas e um desfile de pessoas que lidam com a condição no dia a dia.
No próximo dia de 29 outubro, das 9h às 13h00, acontece a 7ª Edição do Divabética Experience Day, evento gratuito realizado pelo Movimento Diabética e destinado às pessoas com diabetes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde.
O evento já alcançou milhares de vidas levando informação de qualidade, esperança e autoestima àqueles que convivem ou cuidam de alguém com o diabetes.
A iniciativa do evento é da Fabiana Couto, Publicitária e Psicanalista, fundadora do projeto, que foi diagnosticada com o diabetes tipo 1 aos 13 anos de idade, e hoje aos 42 anos se dedica a ajudar pessoas com a condição no seu processo de aceitação e ressignificação da doença.
Ela diz que “O diabetes é uma doença complexa pois existem muitos fatores que afetam o controle da glicemia. Por isso, é preciso, além de informação, também uma rede de apoio de pessoas e profissionais que tenham empatia e não julguem a pessoa, mas dêem a mão”.
Fabiana diz que muitas vezes se sentiu sozinha em seu tratamento, pois muitos não entendiam as dificuldades pelas quais ela passava, e é por isso que hoje ela criou uma rede de apoio e incentivo às pessoas com diabetes nas redes sociais do @movimentodivabetica, e através do evento Divabética Experience Day que teve sua primeira edição em 2017 São Paulo e já passou por locais como Rio de Janeiro, Brasília e, com a pandemia, alcançou comunidades internacionais através das edições online.
Este ano são esperadas mais de 200 pessoas na Assembleia Legislativa com a volta do evento ao presencial em São Paulo, além do público online que estará acompanhando a transmissão ao vivo e que foi um grande sucesso nos últimos anos.
Na programação estão palestras com: Dr. Levimar Araújo, médico endocrinologista e atual Presidente da SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes que vai falar sobre os avanços do tratamento tanto do diabetes tipo 1 quanto do tipo 2, com a nutricionista Silvia Ramos, que vai falar sobre alimentação de forma leve e o aspecto comportamental que afeta muito a alimentação das pessoas com diabetes, a Psicanalista Eliana Rocha que trará a perspectiva individual bem como familiar sobre o tema, e a dermatologista Dra. Samantha Neves que vai falar sobre o tema Diabetes e a saúde da pele.
O evento também terá temas como empoderamento, através da palestra do Dr. Gustavo Giannattasio, do departamento de Farmacovigilância da empresa Bayer, que vai falar sobre segurança do paciente; e a profissional Juliana Nabarrete da SAAS Brasil, parceira da empresa Novo Nordisk, que vai falar sobre como juntos podemos mudar o acesso à saúde; além de um painel com produtores de conteúdo digital que falam sobre o tema como Fernanda Claudino, Lucca Fabiano e seu pai Rafael, Juliana Ferreira e Tom Bueno. Além da participação especial de Isabel Marins que é diabética tipo 2.
O evento será finalizado com a palestra da Fundadora Fabiana Couto que irá contar a sua história de recomeço com o diabetes após quase 30 anos convivendo com a condição, e um desfile empoderador de pacientes de todas as idades com a condição.
A 7ª edição do evento conta com o patrocínio da Bayer, Cedraflon, Novo Nordisk e Lowçucar, e o apoio de diversas instituições como a SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes, Assembleia Legislativa de SP, Adila, Barbiebética, Clube do Diabetes, Dia a Dia Betes, Diabetes Weekend, Instituto Diabetes Brasil, Metabolica, Momento Diabetes, Movimento Influencers Diabetes Brasil, e Nefrostar.
O evento, além de celebrar o centenário da primeira pessoa que recebeu a insulina, também marca o início das comemorações do Novembro Azul, mês dedicado à prevenção e conscientização do diabetes.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: http://www.divabeticaexperienceday.com.br.
Desfile de pessoas com diabetes e seus acessórios
Fabiana convive com o diabetes há quase 30 anos e já passou por grandes desafios no tratamento do diabetes, inclusive a vergonha de medir a glicemia e aplicar a insulina em público.
Ela diz que conhecer outra pessoa com a mesma condição normalizou essas situações, e trouxe mais leveza aos desafios do dia a dia “Com essa troca de experiências ganhei muito mais motivação para ir atrás do meu tratamento. Assim, criei o Movimento Divabética em 2017, e nesse mesmo ano lançamos a primeira edição do evento que se chamava Divabética Fashion Show”, relembra Fabiana, que explica o motive do nome:
“Em parte da programação havia um desfile de pessoas diabéticas com seus aparatos de cuidado, como medidores de glicemia, seringas e bombas de insulina promovendo a aceitação e o orgulho de sermos quem somos, e deu tão certo que até hoje mantemos o desfile como grande atração do evento.”
O desfile é uma forma de dar visibilidade à causa e promover a aceitação. “Todo ano promovemos o desfile e recebemos inscrições de crianças, jovens e adultos de todas as idades, tanto homens quanto mulheres. O conteúdo do evento é valioso, com interações com profissionais renomados e pessoas que vivem o diabetes, além do desfile que sem dúvida emociona a todos”, finaliza Fabiana Couto.
SERVIÇO
Inscrições pelo site: www.divabeticaexperienceday.com.br
Ingresso: Gratuito
Data: 29/10/2022 (sábado)
Horário: 9h às 13h00
Onde: Presencial em SP na ALESP Palácio 9 de Julho – Av. Pedro Álvares Cabral, 201, com Estacionamento Gratuito no local, e ONLINE via Youtube (Link será enviado após inscrição).
Realização: Movimento Divabética
Patrocínio: Bayer, Cedraflon, Novo Nordisk e Lowçucar
Apoio: SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes, Assembleia Legislativa de SP, Adila, Barbiebetica, Clube do Diabetes, Dia a Dia Betes, Diabetes Weekend, Instituto Diabetes Brasil, Metabolica, Momento Diabetes, Movimento Influencers Diabetes Brasil, e Nefrostar.
Leia mais: Dia Mundial do Diabetes – Confira os eventos de novembro de 2022