Por Priscila Horvat*
Termina no dia 29 de outubro o prazo para a sociedade participar da consulta pública sobre a importância do uso do sensor de glicose no controle do diabetes e a necessidade de incorporação dessa tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS).
A consulta pública foi aberta pelo Ministério da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) no dia 7 de outubro após a recomendação inicial do tema pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (FENAD), ADJ Diabetes Brasil e Instituto Diabetes Brasil (IDB) e já recebeu até o momento 8.186 contribuições.
Essa é uma oportunidade para toda a sociedade enviar suas contribuições de experiência e opinião ou técnico-científicas sobre o uso da tecnologia, ou sobre a condição de saúde, que serão consideradas para a recomendação final do tema em questão.
A SBD sugere que as pessoas com diabetes compartilhem sua experiência de uso do sensor Freestyle Libre na monitorização da glicose, principalmente em comparação com a forma tradicional de monitorização da glicemia capilar (ponta de dedo). “É importante, falar do impacto destes dois sistemas de monitorização da glicose sobre o controle glicêmico, as hipoglicemias (totais, graves e noturnas), os sintomas de hipoglicemia, a frequência e intensidade dos quadros de cetoacidose diabética, a sua qualidade de vida e a utilidade das setas de tendências”, aconselha a Sociedade, em nota.
Para auxiliar na compreensão da discussão realizada na Conitec, os interessados na consulta pública podem acessar informações sobre a tecnologia avaliada nos relatórios da Comissão (relatório técnico e relatório para a sociedade) antes de contribuir.
Como participar da consulta pública
Qualquer pessoa pode participar da consulta pública, principalmente quem tem ou convive com diabetes, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes de organizações médicas.
Cada contribuição é importante para a construção e validação de uma política de saúde mais eficiente e inclusiva.
Para participar da consulta, os interessados devem acessar o site da consulta, fazer o login e preencher os campos.
- Consulta pública Conitec/SECTICS nº 69/2024 – Sistema flash de monitorização da glicose por escaneamento intermitente para o monitoramento da glicose em pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e 2, clique aqui
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail participacaosocial@presidencia.gov.br.
Lembre-se: essa consulta pública é uma chance de contribuir para a melhoria do tratamento do diabetes no Brasil. Participe e faça sua voz ser ouvida!
*Priscila Horvat é jornalista com foco em saúde e integra a equipe da Momento Diabetes.