Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Diário de Bordo Alena Barros usa gastronomia para levar qualidade de vida a outras pessoas com diabetes

Alena Barros tem mais de 70 mil seguidores nas redes sociais e integra a equipe de colaboradoras do caderno de receitas da Momento Diabetes.

Sarah Almeida | 20/09/2019

Alena Barros usa gastronomia para levar qualidade de vida a outras pessoas com diabetes

Alena Barros foi diagnosticada com diabetes tipo 1, aos 15 anos de idade. Na época, ela não gostava de cozinhar, não conhecia outras pessoas com diabetes tipo 1 (DM1) e começou a passar por grandes dificuldades com a restrição alimentar.

Porém com o apoio da família e dos amigos e com acompanhamento médico, Alena descobriu em si mesma a força que precisava para encarar novos projetos e desafios. A primeira lição que aprendeu foi a de não colocar o diabetes em um pedestal, como se ele fosse a coisa mais importante da vida, nem desprezá-lo, como se ele não fosse interferir em nada.

“O diabetes não é o principal fator que move a minha vida, mas ele me ajudou a ser mais saudável, a praticar esportes e a fazer boas escolhas alimentares. Procuro não deixar o diabetes me colocar para baixo”, diz Alena, que pegou gosto pela gastronomia e hoje é chefe de cozinha, ministrando cursos para quem deseja aprender a arte dos temperos.

Alena aprendeu a lidar com opiniões diversas sobre o diagnóstico e o tratamento do diabetes. Às vezes, comenta,  “pode ser extremamente cansativo, mas com a atenção voltada para o tratamento e para o próprio bem-estar é possível superar os comentários alheios e manter o foco no que importa”.

Além das opiniões e palpites de outras pessoas sobre o diabetes, ela teve que lidar também com os comentários negativos a respeito do desejo dela de ser mãe. “Muitas pessoas me diziam que eu não poderia engravidar por causa do diabetes. Mas eu não sou uma pessoa doente. Tenho uma condição de saúde que requer cuidados, mas só serei uma pessoa doente se eu não me cuidar”, analisa.

Alena está certa. O diabetes bem controlado não impede que a mulher engravide ou lute por qualquer sonho que queira realizar. Alena realizou o dela e hoje é mãe de três filhos, nenhum deles com diabetes.

A maternidade despertou uma nova paixão. Depois de anos evitando cozinhar e com uma admiração pela comida da dona Kenia, sua mãe, “Ter me especializado em gastronomia foi a descoberta da minha missão de vida e da minha liberdade. Cozinhar seu próprio alimento significa liberdade de escolher o melhor ingrediente, o que vai te fazer bem e o que vai te nutrir. A ideia é usar o alimento como terapia, seja pra diminuir uma inflamação ou para controlar a glicemia”, explica a chef. “O meu prazer é fazer receitas gostosas de baixo impacto glicêmico. Acho que isso é bom não só para quem tem diabetes, mas para todo mundo”, completa.

O prazer de uma vida saudável levou Alena a trabalhar como coach em culinária, o que significa que mesmo na cozinha, ela pode levar educação para as pessoas, em especial para o público com diabetes.

“Quando dou aula de gastronomia ou de culinária, gosto de mostra a receita e explicar como os alimentos vão trabalhar no nosso corpo, o que uma fibra vai fazer com a nossa glicemia, como podemos introduzi-la em determinada preparação, quais farinhas usar em meio a tanta diversidades, entre outras coisas”, diz Alena, que adora preparar receitas doces.

E se agora você está se perguntando: “mas e o açúcar?”, Alena responde: “O açúcar tem que ser reduzido para que você consiga sentir o sabor dos outros ingredientes e alimentos que estiver comendo”. Com o diabetes ao seu favor, Alena inclusive testa as preparações em si mesma e descobre como aquilo pode afetar seu paladar e sua glicemia.

Educação e informação para quem não tem diabetes

A carreira da Alena, que é formada em gastronomia funcional, técnicas dietéticas e nutrição culinária, ficou ainda mais movimentada com a participação dela no caderno de receitas da Momento Diabetes. A cada bimestre, a chef colabora com receitas deliciosas para o Momento Delícia, que conta com a coordenação da nutricionista Martha Amodio.

“Para mim, a Momento Diabetes tem uma importância muito grande, pois ensina, educa e mostra o que há de melhor na vida de quem tem a condição. Enquanto eu puder colaborar, estar junto, com a equipe da Momento será ótimo. Nós falamos a mesma língua, temos o mesmo pensamento e queremos o melhor para nossos leitores e seguidores”, diz Alena.

Compartilhe