Por Vanessa Pirolo, jornalista*
A dificuldade de acesso ao diagnóstico e ao tratamento adequado da obesidade será o tema de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, marcada para o dia 12 de junho, às 9h. A iniciativa é da Deputada Federal Fernanda Pessoa (CE), com solicitação do Vozes do Advocacy – Federação de Associações e Institutos de Diabetes e Obesidade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidades que ofereçam risco à saúde. A doença é um dos principais problemas do mundo, atingindo mais de 1 bilhão de pessoas, e uma das causas de outros problemas, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares. Os Dados do Atlas Mundial da Obesidade deste ano mostram que um a cada três brasileiros, ou seja, 31%, vive com obesidade, chegando a quase 45 milhões de pessoas.
Pesquisas comprovam que o problema está associado à significativa alteração do padrão alimentar, com a redução do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados e maior participação de opções ultraprocessados. Além disso, hábitos não saudáveis, que incluem o excesso de tempo gasto em comportamentos sedentários, impulsionados pelo uso excessivo de telas, atrelado a pouca ou nenhuma prática de atividade física, são cada vez mais frequentes.
Com este cenário, o debate na audiência pública será sobre discutir políticas públicas para melhorar o acesso ao tratamento no Brasil, prevendo reeducação alimentar e atividade física, com auxílio de remédios. O objetivo é discutir o acesso no Sistema Único de Saúde (SUS), em estados e municípios, a especialidades médicas, a importância da implementação da teleconsultas, as filas de acesso à cirurgia bariátrica no país, o reganho de peso pós bariátrica, por falta de acompanhamento transdisciplinar.
A obesidade é a única doença crônica sem medicamento no SUS. A iniquidade na assistência à saúde de pessoas com obesidade ainda é imensa, por falta de estrutura das unidades de saúde como também de profissionais devidamente capacitados para atendimento deste público, sem citar a fila de mais de dez anos para ter acesso à cirurgia bariátrica em muitos dos municípios brasileiros.
A audiência ocorrerá no Plenário 7, Anexo II da Câmara dos Deputados, e também será transmitida ao vivo no canal oficial da Comissão de Saúde no YouTube. A participação é gratuita, aberta a todos os interessados e pode ser feita online, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=X3nzv2QiCwc.
* Vanessa Pirolo é jornalista e presidente do Vozes do Advocacy.