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Alimentação O açúcar escondido nos alimentos

Até nos produtos salgados ele está presente. Por isso, muita atenção nos rótulos!

Letícia Martins | 30/06/2017

O açúcar escondido nos alimentos

Não é porque um alimento é salgado que ele seja isento de açúcar. Alguns produtos são feitos com alimentos que contêm carboidratos, nutriente que, quando metabolizado, dá origem à glicose, uma das formas mais simples de absorção dos açúcares. O molho de tomate, por exemplo, tem como principal componente o tomate, que possui carboidrato.
Da mesma forma, o pão e o biscoito água e sal, que são feitos de farinha de trigo, cereal rico no nutriente. Para não cair nesta pegadinha, é fundamental ler o rótulo do produto, tanto a parte da tabela nutricional, onde estão descritas as quantidades de carboidrato, proteína, gordura, sódio e etc., quanto a relação dos ingredientes, cuja lista é organizada da seguinte forma: aquele que vem em maior quantidade, seguido daquele que está em menor quantidade, sucessivamente.
“Logo, se o primeiro ou segundo ingrediente de um produto for açúcar, mesmo que tenha sido citado com outro nome, significa que aquele alimento oferece uma grande quantidade de açúcar na porção que será consumida”, explica a nutricionista Ticiane Gonçalez Bovi, mestre em Clínica Médica pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Além dos açúcares de adição, aquele que a maioria das pessoas coloca no café, no bolo e etc., do molho de tomate, do pão e do biscoito, outros alimentos fornecem
carboidratos:
■ Macarrão (comum e integral)
■ Bolos
■ Cereais, como trigo, arroz, milho e aveia
■ Frutas
■ Tubérculos, como batata,
mandioca, mandioquinha
■ Barras de cereais
■ Açúcar de coco
■ Mel e melado.

Outros nomes
Nos alimentos industrializados, o açúcar pode estar presente na forma de farinhas, féculas, grãos e cereais, mas também com outros nomes como:
■ Sacarose ou açúcar refinado
■ Frutose – açúcar presente nas frutas
■ Lactose – açúcar presente no leite
■ Xarope de glicose
■ Glucose
■ Glucose de milho
■ Maltodextrina
■ Açúcar invertido

Cuidado
Nem sempre os produtos isentos de açúcar em sua composição, como as versões diet e light, são os melhores. Eles podem conter grande quantidade de gordura ou outros ingredientes industrializados em sua composição. Consulte seu nutricionista.

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