fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Hora do Treino e Comportamento Quanto tempo de atividade física é suficiente para controlar a glicemia?

Se você ainda é da turma do sofá e prefere arrumar desculpa em vez de se exercitar, vamos te dar uma forcinha, ou melhor, bons argumentos para […]

Letícia Martins | 26/01/2022

Se você ainda é da turma do sofá e prefere arrumar desculpa em vez de se exercitar, vamos te dar uma forcinha, ou melhor, bons argumentos para começar a se mexer agora mesmo. O primeiro deles tem a ver com a lista de benefícios que a atividade física proporciona.

Infinita, por assim dizer, mas o professor de Educação Física Winston Boff , PhD em Medicina Interna, destaca alguns: “Em 30 minutos de qualquer exercício físico, temos um aumento do fluxo sanguíneo em todo o corpo, mantendo o coração forte em seus batimentos; uma melhora do de-sempenho das vias respiratórias, reforçando a musculatura responsável pela respiração; além do fortalecimento das articulações, considerando o condicionamento físico e a idade de cada praticante”.

Percebeu que o professor Winston falou em meia hora de atividade física somente e nada mais? Este é, na minha opinião, outro argumento legal para você dar um adeus ao sedentarismo. Segundo a médica Maíta Poli Araújo, chefe do Setor de Ginecologia do Esporte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para manter a saúde em dia, bastariam pelo menos 150 minutos por semana de exercício aeróbio com intensidade moderada, como andar, correr, nadar ou pedalar. Além de exercícios de força, também chamados de exercícios de resistência, que não precisam necessariamente ser musculação. “Empurrar o carrinho de supermercado ou carregar o filho no colo já vale”, explica.

Claro que não pode ser lá de vez em quando. O segredo, afirma o cardiologista Nabil Ghorayeb, membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, é manter a periodicidade. “É fundamental entender que não dá para fazer uma reserva de atividade física. Não é porque você treinou bem esta semana que pode ficar um período de férias. Nosso corpo não entende assim”, exemplifica.

Então, o jeito é encontrar uma atividade prazerosa, que tem a ver com você, e pegar firme. Sua glicemia vai agradecer também. “Meia hora de exercício físico por dia está dentro do tempo para pessoas com diabetes se manterem com glicemias dentro do controle. Mas é importante ressaltar que esse controle é individual, ou seja, depende da rotina e do estilo de vida adotado por cada um”, explica Winston. Ele afirma que, se a pessoa tiver uma rotina de horários para aplicar insulina ou tomar os medicamentos orais e seguir direitinho o plano alimentar, as chances de êxito no controle da glicemia durante o exercício são de 50%.

Para quem tem diabetes, o exercício físico ajuda a atenuar a frequência e a gravidade de complicações crônicas e auxilia a viver mais e melhor. E se você acha que existem restrições, Winston afirma: “Um programa de exercícios físicos para indivíduos com diabetes deve ser similar ao recomendado para a população em geral, sempre planejado de maneira individualizada para evitar riscos”.

Leia mais da matéria na edição 17 da Momento Diabetes.  A edição 17 é uma edição de degustação gratuita no nosso site, basta se cadastrar e conferir em seu painel.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 17. Confira na nossa loja virtual.

***Texto escrito pela Letícia Martins, diretora de redação da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 17.

Compartilhe