fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Giro Saúde Prevenção é o foco da Associação Rio-grandense de Apoio ao Diabético de Novo Hamburgo

ARAD promove encontros semanais, campanhas de prevenção e orientação em diabetes, além de atendimentos com profissionais de saúde   *Artigo escrito por Rosana Inês Blankenheim A Associação […]

Rosana Inês Blankenheim | 18/07/2022

ARAD promove encontros semanais, campanhas de prevenção e orientação em diabetes, além de atendimentos com profissionais de saúde

 

*Artigo escrito por Rosana Inês Blankenheim

A Associação Rio-grandense de Apoio ao Diabético de Novo Hamburgo (ARAD-NH) foi criada por oito pais de crianças com diabetes, que viram a necessidade de ir muito além do tratamento medicamentoso e buscar conhecimento e atualizações.

Em 1998, resolvemos formalizar nossa associação e obtivemos o apoio da ARAD Porto Alegre, que até hoje nos apoiam.

A grande maioria de nossos associados tem diabetes tipo 2. Nosso foco e/ou objetivo é a prevenção, por meio do ensinamento de que é possível controlar e viver bem com a doença.

Hoje, a ARAD-NH não é mais anônima. Temos uma história de trabalho preventivo e defesa de melhores tratamentos. Promovemos encontros de educação em diabetes às segundas-feiras, a partir da 14h, no Sindicato dos Médicos de Novo Hamburgo, que fica na Avenida Vitor Hugo Kunst, 950, bairro Hamburgo Velho. O contato pode ser feito pelo telefone (51) 999873602, com Rosana.

A ARAD também faz parte do Conselho Municipal de Saúde, representando as pessoas com diabetes e levando as demandas da população e associados, sempre de forma harmônica com os demais conselheiros e gestores, para que juntos possamos buscar o melhor para a saúde de nossa cidade. É muito importante que as associações façam parte dos Conselhos Municipais de Saúde, participando das políticas públicas em saúde e acessos aos tratamentos. Os conselheiros são os fiscais da saúde em suas cidades.

 

Campanhas e atendimentos

A ARAD também faz campanhas de prevenção e detecção com parceiros, como Lions Clubes, prefeitura, entre outros. O acolhimento ao associado muitas vezes é feito de maneira individual. Nós vamos até ao associado buscando seus anseios e necessidades. Temos vários profissionais da área de saúde ajudam o associado a buscar melhora na qualidade de vida.

Nossa associação sente-se orgulhosa de fazer parte da Coalizão Vozes do Advocacy, que reúne 23 associações e 2 Institutos em todo Brasil. Nossa união é muito forte em busca de melhor acesso ao tratamento e conhecimento.

 

Contatos:

 

* Rosana Inês Blankenheim é presidente da ARAD-NH

 

Importante: opiniões contidas em artigos assinados não expressam necessariamente a opinião da editora Momento Saúde nem da Momento Diabetes.

 

Leia mais: Diversidade no atendimento resulta em mais engajamento no tratamento do diabetes

Compartilhe