Com bom humor e uma linguagem acessível, a jovem Glica se apresenta dizendo que vai contar sobre seu estilo de vida com diabetes.
Essa é a cena inicial do primeiro episódio da websérie Glica Melito, fruto de parceria do do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) com a empresa Novo Nordisk e o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads).
Ao falar sobre a experiência de receber o diagnóstico de diabetes, a protagonista não se limita a dizer que ficou “passada” e conta passo a passo o processo pelo qual a maioria das pessoas recém-diagnosticadas geralmente passa.
Sobre a fase de negação, Glica explica que a primeira coisa que fez foi repetir para si mesma que o diagnóstico era um exagero e que, na verdade, ela não tinha nada. “Depois, eu parei de ficar negando a realidade e passei para aquele estágio de raiva”, conta a jovem no vídeo. Na fase seguinte, Glica recusa refeições e diz que não quer falar sobre o diabetes.
A fase das promessas, pedidos para que tudo não passe de um engano e a depressão também foram retratadas já no primeiro episódio, mas Glica encerra o assunto dizendo que, por fim, percebeu que bastaria incorporar o diabetes em seu estilo de vida para ter uma vida saudável. Não seria fácil, mas também não precisava ser um bicho-de-sete-cabeças.
“A partir daquele momento, eu deixei de encarar o diabetes como uma coisa ruim, e escolhi encarar essa novidade com o peito aberto. Com a ajuda da equipe de saúde do SUS, eu percebi que era possível ter uma vida boa, feliz e com meu estilo de ser”, diz Glica.
5 pilares do estilo de vida quando se tem diabetes
No decorrer do vídeo, conteúdos sobre atividades físicas, boa alimentação e qualidade de vida são citados pela jovem Glica, além de recomendações para o início do tratamento no SUS e da indicação para a procura de grupos de apoio em diabetes.
Confira os temas dos próximos quatro vídeos da web série:
Insulina e o SUS: Conhecendo o DM1;
Insulinas e suas aplicações;
A importância dos alimentos para a saúde;
Atividade física como aliada no controle do diabetes tipo 1
Para finalizar o vídeo da web série, a psicóloga Maria Luiza Rocha de Andrade, esclarece alguns mitos envolvendo o diabetes e fala sobre os cuidados no tratamento. “Algumas pessoas dizem que têm medo de ficar viciadas na insulina, mas não existe a menor chance de isso acontecer. A insulina é uma substância natural, necessária para o organismo”, explica.
“As agulhas para aplicação de insulina, são bem pequenas e fininhas, não tem como ser algo doloroso demais” diz a psicóloga enquanto desmitifica o uso das injeções apesar do medo que as pessoas apresentam. Maria Luiza então, termina falando sobre um problema frequente em jovens com diabetes tipo 1, a diabulimia, transtorno alimentar caracterizado pela ausência proposital de insulina com a intenção de perda de peso, e alerta para que o acompanhamento profissional multidisciplinar seja a primeira alternativa para o bom tratamento.
Assista abaixo ao 1º episódio da web série Glica Melito.