fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Giro Saúde Equipe da Momento Diabetes participa do maior Congresso de Nutrição Funcional

Evento aconteceu durante três dias em São Paulo e foi marcado por inovações no campo da nutrição funcional, incentivo à agricultura familiar e ao consumo de alimento da região.

Momento Diabetes | 25/09/2024

Por Priscila Horvat*

Mais uma vez, a revista Momento Diabetes reafirma seu compromisso com a nutrição ao marcar presença, pelo quinto ano consecutivo, do Congresso Internacional de Nutrição Funcional, realizado a capital paulista entre os dias 19 e 21 de setembro. A cobertura completa do evento poderá ser conferida na publicação de novembro da revista, em uma edição especial recheada com vários temas sobre nutrição funcional e novidades no tratamento de diabetes.

Sob a liderança da nutricionista Dra. Valéria Paschoal, CEO da VP-Centro de Nutrição Funcional e da Faculdade VP, o congresso contou com mais de 150 palestrantes nacionais e internacionais e mais de 100 marcas expositoras, além da presença de 5.500 congressistas do Brasil e do exterior. Números que tornaram o evento como o maior do mundo no segmento.

A editora-chefe da Momento Diabetes, Letícia Martins, e cinco nutricionistas, cada uma com um foco diferente e uma área específica de atuação, cobriram o evento:

  • Martha Amodio: coordenadora do caderno de receitas da revista Momento Diabetes;
  • Ana Paula Randis: diabetes gestacional e introdução alimentar;
  • Eneida Ramos: emagrecimento saudável;
  • Fernanda Tupinambá: diabetes tipo 1 e tipo 2;
  • Ticiane Bovi: diabetes e nutrição esportiva.

As profissionais se dividiram entre as aulas e palestras do Congresso, que destacou principalmente os temas agricultura local, economia criativa, empreendedorismo feminino e alimentos nutricionalmente poderosos, mas que não recebem tanto destaque na mídia. “Foi incrível poder participar mais uma vez deste Congresso, que é uma verdadeira jornada de aprendizado e networking e fortalece o compromisso da Momento Diabetes com a nutrição e a saúde integral dos nossos leitores”, afirmou Letícia Martins.

A seguir, confira alguns comentários das profissionais que prestigiaram o evento no time Momento Diabetes:

“Separei três dicas preciosas desses dias: 1) Dieta sustentável: precisamos parar de ‘inventar’ e começar a consumir os alimentos que estão perto do local onde vivemos, pelo bem da nossa saúde e do planeta; 2) Temos que nutrir muito mais do que restringir. Muitas pessoas estão fazendo essa troca e o resultado é o impacto direto na saúde; 3) Exercício físico: é remédio para a nossa saúde. É importante fazer pelo menos 150 minutos de atividades por semana, mas o ideal mesmo são 300 minutos semanais divididos em 5 dias diferentes, além de se manter ativo durante o dia.” – Martha Amodio

“Tivemos acesso a um conteúdo que vai ajudar na promoção da saúde. E também um lembrete: de que todos podem ser agentes de transformação de vidas. Você tem uma molécula importante, o DNA, e precisa cuidar dela com muito carinho para conseguir cuidar de você mesmo e das pessoas que importam para você.” – Eneida Ramos.

“Existem alguns estudos e evidências que correlacionam até uma melhora do paciente ao ter um aumento do consumo do carboidratos, com a prescrição do carboidrato para a pessoa com DM2. É preciso ver a qualidade do que é ingerido, e isso inclui toda a alimentação, até o carboidrato, com a escolha de uma opção mais limpa e saudável.” – Fernanda Tupinambá.

“Seu padrão genético pode ser uma Ferrari ou um Fusca, ambos vão terminar do mesmo jeito se o seu estilo de vida não for adequado. Na nutrição, o mais importante é avaliar cada pessoa como única, afinal, somos da mesma espécie, mas não somos todos iguais.” – Ana Paula Randis.

“Vimos uma crítica muito grande sobre como alguns nutricionistas estão lidando com a carbofobia (a suplementação e ingestão de carboidratos) ao mesmo tempo em que tem acontecido muita indicação de produtos ultraprocessados na dieta dos pacientes. Precisamos repensar nossos hábitos.” – Ticiane Bovi.

“Um dos pilares do tratamento do diabetes é a alimentação saudável. Não basta contar ou controlar carboidrato, é preciso escolher bem os alimentos que irão nutrir nosso corpo. Temos que pensar na qualidade no nutriente, em como esse alimento chega até a nossa casa e até no processo de produção desse alimento.” – Letícia Martins.

Enquanto você aguarda a edição especial da revista com a cobertura do Congresso, confira alguns registros desse evento incrível e do time da Momento Diabetes:


* Priscila Horvat é jornalista com foco em saúde e integra a equipe da Momento Diabetes.

Compartilhe