fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Momento Diabetes Realiza Editora-chefe da Momento Diabetes participa de audiência pública sobre empreendedorismo feminino

Evento reuniu mulheres e autoridades políticas para discutir desafios e oportunidades do empreendedorismo feminino na cidade, entre eles os projetos voltados à saúde.

Momento Diabetes | 26/11/2024

Da Redação

Em comemoração ao Dia do Empreendedorismo Feminino (19 de novembro), a jornalista Letícia Martins, fundadora da revista Momento Diabetes, foi convidada para participar de uma audiência pública na Câmara Municipal de Taubaté, cidade localizada no Vale do Paraíba, a cerca de 130 km da capital paulista.

A audiência ocorreu no 11 de novembro e  reuniu mulheres empreendedoras da cidade, autoridades políticas, como a vice-prefeita Adriana Mussi e a vereadora Elisa Coelho, além de representantes do Sebrae Taubaté, para discutir os desafios e as oportunidades do empreendedorismo feminino na cidade e na região.

Letícia contou como iniciou a jornada no empreendedorismo e o que a motivou a atuar na área da saúde, especificamente sobre diabetes. “Em 2012, fui forçada a me tornar empreendedora quando a editora onde eu trabalhava como jornalista escrevendo uma revista inteira sobre diabetes me deu um ultimato: ou começava a emitir nota fiscal, ou seria demitida. Foi assim que abri empresa, fiz cursos sobre empreendedorismo, gestão financeira, marketing, entre outros. Também fui estudar sobre diabetes, já que pretendia continuar na área”, contou a editora-chefe da Momento Diabetes.

Com o fechamento da empresa onde trabalhava, Letícia visualizou uma oportunidade de negócio e um propósito: criar um site e uma revista que pudesse levar informação confiável às pessoas com diabetes e seus familiares, facilitando o acesso à conteúdos importantes para o tratamento do diabetes, que, até então, estava bastante restrito à classe médica e aos profissionais de saúde. “A Momento Diabetes foi criada com a finalidade de aliviar e até resolver uma dor: a dor da desinformação ou falta de informação de qualidade”, resume Letícia.

Letícia ainda relatou que a experiência pessoal com sua avó, que viveu com diabetes por 40 anos, a motivou a seguir nesse caminho. “Minha saudosa avó conviveu cerca de 40 anos com o diabetes de uma forma muito difícil, cheia de dúvidas e sofrimentos. Isso me impulsionou a criar a Momento Diabetes, para levar informação de qualidade e apoiar aqueles que enfrentam essa doença muitas vezes sem apoio e repletos de culpa”, afirmou Letícia.

Ela também ressaltou que a colaboração entre empreendedores é essencial para fortalecer as causas em comum, como no caso da sua parceria com a nutricionista Fernanda Tupinambá, que também está engajada em apoiar o tratamento de pessoas com doenças crônicas. “Empreender é solucionar uma dor, e todas nós aqui temos alguma dor para resolver. Quando nos unimos, conseguimos trazer soluções mais eficazes”, afirmou Letícia.

A nutricionista Fernanda Tupinambá, que faz parte da mesma luta pela conscientização, educação e melhores tratamentos para o diabetes, contou que, além de conviver com o diabetes, também perdeu um irmão para a doença, e hoje luta para que mais ninguém passe por essa mesma situação por falta de informações. “Quando conhecemos a nossa condição, estamos mais preparados para lutar contra as complicações e viver plenamente. A educação em diabetes não só salva vidas, mas garante uma vida com qualidade, transformando o diagnóstico em uma oportunidade de cuidado e prevenção”.

Fernanda ressaltou que o Brasil tem 20 milhões de pessoas com o diabetes e cerca de 1/3 não sabe que tem a doença. “Quando a pessoa não sabe que convive com a doença, ela também desconhece os sintomas e o risco de desenvolver complicações e, consequentemente, pode ter desfechos catastróficos a longo prazo, como amputação de perna, perda de visão e dificuldade renal”, exemplificou.

Um exemplo de parceria entre a nutricionista e a revista Momento Diabetes é a realização do Diabetes Day Taubaté, evento que está em sua segunda edição, é gratuito e tem como objetivo promover a educação em diabetes e a conscientização da doença.

Empoderamento feminino e a força da mulher

Durante a audiência, a vice-prefeita Adriana Mussi falou sobre a força das mulheres empreendedoras em Taubaté. Ela destacou que, mesmo enfrentando desafios como a maternidade, a violência de gênero e a sobrecarga de tarefas domésticas, as mulheres são capazes de transformar seus sonhos em realidade. “As mulheres empreendedoras são a prova de que, com dedicação e persistência, é possível gerar empregos, impulsionar a economia e quebrar barreiras”, declarou Adriana.

Para ilustrar o tamanho da força de trabalho feminina e das desigualdades enfrentadas pelas mulheres, Tatiana Amorim, consultora de negócios do Sebrae Taubaté, destacou alguns dados:

  • Disparidade salarial: que a mulher estuda 31% mais e recebe quase 30% menos que o homem;
  • Quase 35% das mulheres têm o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no Brasil, sendo que 48% delas são microempreendedoras individuais (MEIs);
  • Menos de 5% das mulheres estão dentro do universo de startups;
  • 80% das mulheres empreendem por necessidade e 56% delas são chefes de família;
  • 87% das mulheres que trabalham por conta própria ainda não se formalizaram.

A organizadora da audiência e vereadora Elisa frisou a importância de continuar discutindo o empreendedorismo feminino e o papel das políticas públicas na promoção de mais igualdade no mercado de trabalho. “Precisamos seguir promovendo políticas públicas para fortalecer o empreendedorismo feminino e, especialmente, o empreendedorismo materno, que faz parte da minha história e da minha atuação política”, afirmou Elisa, que relembrou a primeira vez que esteve na Câmara Municipal, com sua filha no colo, quando lutava pelas leis relacionadas à maternidade e ao apoio às doulas na cidade.

O evento destacou a necessidade de políticas públicas eficazes para apoiar as mulheres empreendedoras, incluindo o acesso à educação e capacitação, além de uma rede de apoio que permita o crescimento sustentável dos negócios liderados por mulheres. Nessa linha, campanhas e projetos com foco na educação em diabetes também foram apontados como necessários e urgentes.

A audiência pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e está disponibilizada on-line. Para assistir na íntegra, basta clicar aqui.

Compartilhe