Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Agenda Dia Nacional do Diabetes merece comemoração?

A data surgiu decorrente de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar os brasileiros sobre a doença, que já foi considerada uma epidemia no mundo todo devido ao número crescente de casos. Hoje, a Momento Diabetes lança um novo site, mais dinâmico e interativo, e relembra a importância da educação em diabetes.

Redação | 26/06/2019

Dia Nacional do Diabetes merece comemoração?

Em 26 de junho foi instituído como o dia Nacional do Diabetes, uma data que surgiu decorrente de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar os brasileiros sobre a doença, que já foi considerada uma epidemia no mundo todo devido ao número crescente de casos.  Porém, em 1991 a data cedeu lugar ao Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, que entrou no calendário de todos os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

O diabetes é uma doença crônica e silenciosa com a qual o paciente deverá conviver durante a vida toda e que pode trazer inúmeras complicações ao longo de seu desenvolvimento, comprometendo a qualidade de vida e representando altos custos para a família e o sistema de saúde como um todo. Porém, com educação em diabetes e adesão ao tratamento – afirmam os especialistas – é possível manter o diabetes sob controle e a evitar as complicações da disfunção.

Foi com esse objetivo, de levar informação de credibilidade aos pacientes, que a Momento Diabetes foi criada no dia 26 de junho de 2016 e hoje, exatamente três anos depois, lançamos um site totalmente reformulado, mais dinâmico, interativo e recheado de novidades. Outra grande novidade é o lançamento da versão digital da revista impressa. Agora, é possível ler a Momento Diabetes na tela do computador, do tablet ou do smartphone. Legal, né?

Outras novidades virão por aí, mas queremos que você aproveite esse momento e deguste os detalhes do nosso portal.

Então, podemos dizer que 26 de junho é dia de comemorar a educação em diabetes, mas todos os dias, independentemente do mês, deve ser dedicado à conscientização do diabetes, no intuito de melhorarmos cada vez mais o tratamento e evitar que novos casos de diabetes tipo 2 aconteçam.

Dia Mundia do Diabetes

Comemorações mundiais são geralmente mais conhecidas do que comemorações regionais e no aspecto da diabetes, não é diferente. Desde os anos 90, precisamente desde 1991, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), já haviam adotado o dia 14 de novembro como uma data de conscientização do diabetes, evento que, em 2006 levaria a Organização das Nações Unidas (ONU) a instituir este dia como o Dia Mundial da Diabetes.

A data foi escolhida em homenagem a Frederick Banting, que, juntamente com Charle Best descobriu a insulina em 1921, durante experimentos que tinham como objetivo isolar a secreção interna pancreática. Depois de testes e adaptações a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, que permite a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia, foi finalmente aplicada de maneira injetável em Leonard Thompson de 14 anos, o primeiro paciente a receber a dosagem e demonstrar respostas positivas no tratamento.

Compartilhe