fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Tratamento Curiosidades históricas

***Texto escrito pela Letícia Martins e publicado na edição 27. Muitos fatos dessa história já são conhecidos dos nossos leitores. Por exemplo, que a primeira pessoa a […]

Letícia Martins | 02/06/2021

***Texto escrito pela Letícia Martins e publicado na edição 27.

Muitos fatos dessa história já são conhecidos dos nossos leitores. Por exemplo, que a primeira pessoa a receber a insulina foi um adolescente chamado Leonard Thompson, que pesava apenas 30 kg na época e tinha pouca expectativa de vida.

Também aprendemos que os testes com insulina foram feitos no laboratório da Universidade de Toronto, no Canadá, por dois médicos, Frederick Bating e Charles H. Best, e que Bating até ganhou o Prêmio Nobel de Medicina. Mas há alguns detalhes nessa história que vale a pena destacar.

Você sabia que Bating era cirurgião ortopedista e havia trabalhado na 1a Guerra Mundial? Curioso… Sempre achei que ele era endocrinologista. Mas voltando à história, Banting foi ferido no front e, por causa disso, teve que voltar para casa, na cidade de London, na província de Ontario, no Canadá. Começou, então, a trabalhar como professor em uma escola médica, e, como daria uma palestra sobre pâncreas, precisou estudar muito o assunto, já que este não era seu campo de atuação. Foi aí que o órgão responsável pela produção da insulina virou o foco da sua atenção.

Leia mais da matéria na edição 27 da Momento Diabetes.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 27. Confira na nossa loja virtual.

Compartilhe