Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Tratamento Como armazenar insulina corretamente

As instruções dos rótulos que acompanham os frascos de insulina sempre devem ser lidas. Elas explicam que as embalagens, abertas ou fechadas, duram cerca de um mês, […]

| 31/10/2016

As instruções dos rótulos que acompanham os frascos de insulina sempre devem ser lidas. Elas explicam que as embalagens, abertas ou fechadas, duram cerca de um mês, quando armazenadas em temperatura ambiente.

Quando armazenados em geladeira, os frascos fechados se mantêm bons para uso até a data de validade impressa no mesmo. Frascos já abertos que são armazenados na geladeira devem ser usados dentro de 30 dias. Também há a opção de manter os frascos abertos em temperatura ambiente, para evitar o desconforto da aplicação fria.

Insulina com data de validade expirada não deve ser usada. Vale lembrar que, após aberto, o frasco tem duração de, no máximo, 30 dias. Para ajudá-lo a acompanhar a data, o usuário pode anotar no rótulo a data em que abriu o frasco.
Solucionando problemas
Há duas maneiras de identificar quando a insulina não está boa: o mau desempenho e a aparência ruim.

Se a glicemia permanece elevada, mesmo que o paciente esteja seguindo o plano de tratamento, a insulina pode ter perdido a sua eficácia. O mau desempenho é acarretado por dois fatores:
O frasco de insulina estar aberto a mais de 28 dias

Há muitos furos na tampa de borracha do frasco e a quantidade de insulina está no fim
Quando achar que a insulina tem uma aparência incomum, é provável que não esteja mais sendo eficaz. Alguns sinais de alerta são:
A insulina está turva ao invés de límpida

A insulina deveria ser turva, mas existe uma pequena nata

A insulina parece viscosa

A insulina mudou de cor
Se existir a suspeita de que a insulina não está funcionando, o paciente não deve usá-la. É preciso descartá-la e abrir um novo frasco.
Dicas para armazenar a insulina
Proteger frascos, canetas e refis de temperaturas extremas, sejam quentes ou frias.

Manter a insulina longe da luz direta do sol.

Nunca armazenar a insulina no congelador (uma vez que for congelado, o hormônio perde a sua potência).

Frascos fechados de insulina devem ser armazenados na geladeira, especificamente na prateleira acima da gaveta de legumes, entre 2 °C e 8 °C.

Não armazenar a insulina perto de micro-ondas, saídas de calor, fogões e ar condicionado.

Não deixar a insulina dentro do carro fechado, durante meses muito quentes ou muito frios.

Se o paciente pretende passar um período extenso ao ar livre, em dias muito frios ou quentes, deve armazenar a insulina em um isopor com placas de gelo ou bolsa térmica.

Fonte: BD

Compartilhe