Nesta etapa prévia à recomendação de incorporação ou não incorporação da tecnologia ao SUS,
uma pessoa é convidada para apresentar o seu relato na reunião da Conitec no espaço chamado “Perspectiva do Paciente“, cuja finalidade é oferecer a visão do usuário do SUS no enfrentamento das mais diversas condições de saúde. A proposta visa estimular a participação social no processo de ATS, importante por agregar recursos relacionados à vida real na avaliação feita pela Conitec.
Pacientes, cuidadores, familiares ou tutores podem inscrever-se. Qualquer pessoa pode participar, assim como associações também podem indicar um representante. No entanto, os interessados deverão ter vivência direta com a cirurgia metabólica para tratamento de DM2, e as inscrições serão aceitas somente por indivíduos, ou seja, por CPF. Serão priorizadas as inscrições de pessoas que já realizaram o procedimento cirúrgico analisado pela Conitec.
Serão escolhidos um representante titular e um suplente. A escolha dos representantes será feita coletivamente entre todos os inscritos, caso o número de inscrições seja menor que 30. Na hipótese de não serem indicados o titular e o suplente até a data estipulada pela Secretaria-Executiva da Conitec, ou nos casos com 30 inscrições ou mais, será realizado sorteio para preenchimento das vagas, em reunião on-line a ser agendada com todos os inscritos.
O regulamento completo para participação está disponível no portal da Conitec no endereço: http://conitec.gov.br/perspectiva-paciente
Inscreva-se! Sua participação pode contribuir para que a cirurgia metabólica seja oferecida no SUS como parte integrante do tratamento para DM2 pelo sistema público de saúde.
Fonte: Diabetes e Democracia – indicação da nossa colunista Débora Aligieri, advogada e militante da área da saúde