Por Priscila Horvat*
No dia 1 de dezembro (domingo), a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad) realizará em São Paulo (SP) a campanha “Diabetes e Bem-estar”, voltada tanto para pessoas com diabetes, familiares e grupos de risco, quanto para a população geral, com objetivo de detectar diabetes e complicações da doença, além de orientar a todos sobre a importância do bem-estar físico, social e mental das pessoas que vivem com diabetes e familiares.
O evento da Anad ocorrerá na Universidade São Judas Tadeu, próximo ao Metrô Paulista, onde serão realizados testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, teste de hemoglobina glicada (A1c), perfil lipídico, eletrocardiograma e avaliações em geral e encaminhamentos dos casos necessários.
De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), no mundo, há atualmente cerca de 537 milhões de pessoas com diabetes. No Brasil, são mais de 20 milhões e as estimativas para os próximos anos são alarmantes, sendo considerada uma epidemia mundial.
“Quando não é diagnosticado e tratado adequadamente, o diabetes leva a sérias complicações, como derrames e enfartes. Estima-se que 50% das mortes por enfarte tem o diabetes como causa primária)”, explica o médico endocrinologista Dr. Fadlo Fraige Filho, presidente da Anad e da Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (Fenad).
Professor emérito do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e presidente do IDF para as Américas do Sul e Central (IDF/SACA 2023 – 2024), Dr. Fadlo lista as maiores consequências que a falta do manejo correto do diabetes pode causar:
- Cegueira
- Amputações
- Falência renal
- Disfunção erétil
- Problemas vasculares
- Problemas dentários.
“No entanto, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem reverter este quadro, oferecendo qualidade e salvando vidas. Daí a necessidade desse tipo de campanha pública, na qual o paciente consegue fazer um check up num único dia, cumprindo um papel que o SUS não cumpre”, afirma o presidente da Anad. “Temos muito a oferecer para pessoas que precisam e não têm acesso e oportunidade de realizar uma avaliação completa em um só dia”, finaliza.
SERVIÇO:
DATA: 01/12/2024 (domingo)
HORÁRIO: das 08h às 16h
LOCAL: Universidade São Judas Tadeu, localizada na R. da Consolação, 2320, Metrô Paulista
CIDADE: São Paulo (SP)
MAIS INFORMAÇÕES: www.anad.org.br
*Priscila Horvat é jornalista com foco em saúde e integra a equipe da Momento Diabetes.