Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Agenda Campanha de prevenção da retinopatia diabética acontece em Belo Horizonte

A campanha é uma parceria entre associações de apoio a pessoas com diabetes e visa sensibilizar a população em geral sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.

Sarah Almeida | 11/09/2019

Campanha de prevenção da retinopatia diabética acontece em Belo Horizonte

No dia 12 de setembro, a ADJ Diabetes Brasil em parceria com a Associação dos Diabéticos da Lagoa (Adila), em Belo Horizonte, promoverá ações para prevenção da retinopatia diabética, uma complicação séria do diabetes mal controlado que pode levar à cegueira. O objetivo da campanha Fique de olho – Retinopatia Diabética é conscientizar os pacientes e seus familiares sobre a importância do diagnóstico precoce, do controle glicêmico e da realização de consultas regulares com o oftalmologista.

A iniciativa já passou por Brasília (DF) e Birigui (interior de São Paulo), Rio de Janeiro,  agora irá pra Minas Gerais.

Belo Horizonte é a terceira capital brasileira em incidência de diabetes em adultos, totalizando 7,5% da população.  É o que revela a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, publicada em agosto de 2019.

 

Conhecida como retinopatia diabética, a condição pode ser dividida em dois tipos:

não proliferativa: forma inicial da doença que é detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido da retina, chamado de Edema Macular Diabético;

proliferativa: diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e por consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.

 

Dados de uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo apontam que 77,2% dos indivíduos com diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento no país, o que ocasiona sérias complicações, sendo uma delas a retinopatia diabética, que afeta cerca de 40% das pessoas com diabetes.

A campanha conta com o apoio da AbbottAllerganNovartis e da Momento Diabetes.

 

SERVIÇO

O que: campanha nacional de prevenção a retinopatia diabética
Quando: 12/09/2019
Onde: Unidas
Endereço: Rua Bahia, 1032, Centro.
Valor: Gratuito
Inscrição: telefone 31 3442-3997 ou por emailcontato@adibrasil.org.br.

Compartilhe