Artigo escrito por Adriana Barretto*
O tempo passou e a Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético (ABAD) completou 30 anos. Já atendemos milhares de pessoas no município de Botucatu e arredores a fim de educar e engajar a população no tratamento.
No decorrer desses anos, a ABAD sempre esteve à frente de líderes, que defendem que a força não está apenas nas palavras, mas, sobretudo nas ações de nossas iniciativas e, desta forma, pensamos sempre em como oferecer o melhor aos seus associados.
Hoje a ABAD conta com uma equipe interdisciplinar de apoio ao paciente e sua família, com nutricionista, psicólogo, educador em diabetes e endocrinologista. Temos parcerias com clínicas multidisciplinares de saúde e academias com profissionais especializados em diabetes.
Estamos orgulhosos, pois ajudamos Botucatu a ser referência no tratamento do diabetes. Temos boas relações com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), vereadores, secretário de saúde, prefeito, entre outros representantes públicos.
Desejo que o Brasil todo siga a referência de Botucatu, que mesmo cidades pequenas e afastadas, ou bairros distantes de municípios grandes forneçam o necessário às pessoas com a condição, desejo também acesso a insulinas eficazes, atendimento médico eficiente, consultas e exames, palestras, encontros, enfim, tudo que for ajudar a pessoa a viver bem com a condição.
Sei que é difícil este acesso a todos os lugares, mas é o que desejo. Por meio da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade, que integra 23 organizações de diabetes, lutarei com todas as minhas forças para que as pessoas busquem seus direitos, darei ferramentas para que possam ter o autocuidado correto, serei um exemplo para as pessoas com diabetes, porque afinal não somos esta condição, e sim humanos com uma disfunção que pode ser controlada.
*Adriana Barretto é coordenadora de projetos da ABAD e educadora em diabetes.
Importante: opiniões contidas em artigos assinados não expressam necessariamente a opinião da editora Momento Saúde.