fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Alimentação Alimentação no inverno: cuidado com a balança

Muitas pessoas relatam que, durante as estações mais frias do ano, o apetite aumenta e a circunferência abdominal também. Estudos comprovam que em dias mais frios as […]

| 25/06/2016

Alimentação no inverno: cuidado com a balança

Muitas pessoas relatam que, durante as estações mais frias do ano, o apetite aumenta e a circunferência abdominal também. Estudos comprovam que em dias mais frios as pessoas costumam sim comer mais. Como consequência tem-se o ganho de peso (de 0,5 Kg a até 1 kg). Parece pouco? Mas, Dra. Paula Pires, endocrinologista da Clínica Essenza, explica que o fato é uma das hipóteses para ganho de peso progressivo e significativo (a cada inverno a pessoa ganha 1 kg, ou seja, 10 kg após 10 anos) a maioria das pessoas com 50 anos estão de 10 a 15 kg acima do peso comparado a quando eram mais jovens.

Cientistas descobriram que durante o inverno o consumo de caloria aumenta em média 200 Kcal, o que equivale a dois pãezinhos franceses a mais por dia. As teorias sobre o motivo desse aumento do apetite ainda são controversas. Controlar a fome muitas vezes não é tarefa simples, então Dra. Paula Pires elencou dicas eficientes que podem ajudar.

1-    Não precisa radicalizar e se privar totalmente das comidas que você ama, basta planejar. Entre as refeições tente comer algum petisco rico em fibra e em proteína (fatia de queijo branco com uma fatia de pão integral). Petiscos saudáveis entre as refeições ajudam o corpo a manter-se aquecido;

2-     Se a compulsão for por carboidratos, a dica é tentar colocar sempre uma proteína “junto”- vai melhorar a saciedade. Ao invés de comer grande quantidade de macarronada com queijo amarelo, coma metade com um pedaço de frango ou carne magra mais salada de abobrinha quente (acompanhamento).

3-    Não deixe de praticar atividade física no inverno! Dra. Paula explica que os exercícios são importantes não somente para queimar calorias, mas também para manter o nível de serotonina adequado nesta época do ano.

4-     Procure exposição solar sempre que possível, pois 15 minutos de sol na região do antebraço por dia já são suficientes para manter um nível adequado de vitamina D e serotonina.

5-    Não faça “estoque” de alimentos gordurosos em casa durante essa estação. “É muita tentação, então, tente não deixar muitos doces a vista”, completa a endocrinologista.

Para finalizar redobre a atenção aos hábitos nessa época do ano.

Compartilhe