fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Alena Barros Receita de rosti de batata-doce com contagem de carboidrato

A batata-doce está entre os alimentos saudáveis, listados no livro Alimentos Regionais Brasileiros, do Ministério da Saúde. Por ser rica em nutrientes e fibras, essa raiz ajuda a controlar o diabetes. Confira esta receita deliciosa!

Alena Barros | 31/10/2020

Ainda existe um mito de que a batata-doce não pode ser consumida por quem tem diabetes. Porém, essa raiz é fonte de fibras, que ajudam a equilibrar as taxas de glicose no sangue. O alimento está listado entre os mais saudáveis no livro Alimentos Regionais Brasileiros, do Ministério da Saúde.

Embora seja saudável para quem tem diabetes, o consumo deve ser feito com moderação. E para desmistificar o assunto, a revista Momento Diabetes trouxe, na edição 20, esta receita deliciosa de rosti de batata-doce preparada pela chef de cozinha e professora de gastronomia funcional Alena Barros, que tem diabetes tipo 1 há 26 anos e é adepta da alimentação saudável.

A receita é validada pela nutricionista Martha Amodio, que coordena o caderno de receitas Momento Delícia, da revista Momento Diabetes, e traz uma dica valiosa para a nossa saúde: “Por usar a casca nessa receita, é importante que a batata-doce seja orgânica.”

Gostou? Confira abaixo o passo a passo para preparar esta receita de rosti de batata-doce em casa.

ROSTI DE BATATA-DOCE
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
400 g de batata-doce orgânica com casca
70 g de cebola picada
30 g de manteiga sem sal
5 g de páprica defumada
Sal e pimenta a gosto

Preparo
Ferva as batatas por 3 minutos. Escorra e deixe esfriar. Rale a batata no ralador grosso e tempere com sal, pimenta e páprica defumada. Misture e reserve.
Refogue a cebola na manteiga por 2 minutos. Depois, junte a batata temperada com a cebola.

Montagem: coloque a massa dentro de um aro e pressione. Na frigideira, em fogo baixo, coloque a mistura retirando o aro, deixe dourar e, com cuidado, vire e doure do outro lado.

Informações nutricionais
1 porção = 100 g

Calorias: 185,03
Proteínas: 1,94 g
Gorduras totais: 6,21 g
Carboidratos: 30,77 g
Fibras: 3,19 g
Sódio: 301,74 mg

Confira outras sugestões em nossa Seção Receitas Saudáveis

Compartilhe