Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Agenda Revista Momento Diabetes é uma das três finalistas do Prêmio SBD Imprensa

A reportagem vencedora da premiação será revelada durante o Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Diabetes no dia 18 de outubro, em Natal (RN).

Sarah Almeida | 27/08/2019

Revista Momento Diabetes é uma das três finalistas do Prêmio SBD Imprensa

A reportagem “Socorro a glicemia caiu: a queda de açúcar no sangue provoca sintomas como visão embaçada, fraqueza, tontura e desmaio”, da jornalista Letícia Martins, publicada na 15ª edição da revista Momento Diabetes está concorrendo ao Prêmio SBD Imprensa, promovido pela Sociedade Brasileira de Diabetes.

O objetivo do Prêmio Imprensa da SBD, que está na 7ª edição, é incentivar a cobertura jornalística a respeito dos diversos aspectos que envolvem a questão do diabetes no Brasil e no mundo, e incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre comunidade científica e público leigo, por meio da imprensa.

Segundo a SBD, em cada uma das reportagens foram avaliados diversos pontos, entre eles o rigor técnico e a qualidade da informação, a abordagem, levando em consideração a conduta e a disseminação de mensagens positivas, o nível de prestação de serviço à população oferecido pela matéria, além do formato e estilo do texto.

As matérias finalistas foram anunciadas no dia 20 de agosto de 2019 no site da Sociedade Brasileira de Diabetes, sendo elas:

  • “Chega a hora da insunilização”, por Renata Armas, publicada na revista Viva Saúde
  • “Dieta ultraprocessada causa ganho de peso, afirma estudo”, por Gabriel Alves, publicada no jornal Folha de S. Paulo
  • “Socorro a glicemia caiu: a queda de açúcar no sangue provoca sintomas como: visão embaçada, fraqueza, tontura e desmaio”, por Letícia Martins, publicada na revista Momento Diabetes.

 

O processo e produção da matéria 

Letícia é diretora da redação da Momento Diabetes, revista que criou em 2016 junto com a também jornalista Bianca Fiori. Para ela, a indicação ao prêmio é um reconhecimento explícito do trabalho sério e dedicado de toda a equipe da revista. “Estamos na estrada desde 2016 fazendo um trabalho de apuração, investigação e geração de conteúdo, prezando sempre pela qualidade da informação. Este prêmio chancela todo o esforço. Que venha o primeiro lugar”, declarou a jornalista, que encerrou sua fala agradecendo aos leitores da revista. “Essa conquista é dedicada a cada leitor que deposita em nós sua confiança.”

A matéria finalista foi capa da 15ª edição da revista e aborda os sintomas da hipoglicemia, explica os fatores que levam à hipoglicemia noturna e o que é uma hiperglicemia de rebote, ensinando a prevenir a queda de açúcar no sangue e reverter um possível quadro. A diagramação da matéria foi feita pela editora de arte Renata Cortez.

A revelação do 1º, 2º e 3º lugares será durante o XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, no dia 18 de outubro às 16h30, em Natal/RN.

 

Compartilhe