fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Saiu na mídia Livro celebra os 100 anos da insulina

O isolamento da insulina, hormônio fabricado nas células do pâncreas, é considerado uma das maiores conquistas para a Medicina até hoje, pois possibilitou o controle de uma doença que […]

Redação | 10/08/2021

O isolamento da insulina, hormônio fabricado nas células do pâncreas, é considerado uma das maiores conquistas para a Medicina até hoje, pois possibilitou o controle de uma doença que até era mortal para muitas pessoas: a diabetes. O feito completou um século no dia 27 de julho, porém, as comemorações não se restringiram à data. Para celebrar a importante conquista, a Momento Saúde Editora vai lançar o livro “100 Anos de Insulina: A Descoberta Que Salva A Vida De Milhões de Pessoas”, da jornalista Letícia Martins, em um evento online e gratuito que acontece no dia 14 de agosto.

O evento comemorativo promovido pela Momento Saúde Editora no próximo dia 14 tem o intuito de sensibilizar a população brasileira sobre a importância do desenvolvimento da insulina e mostrar a evolução da tecnologia médica ao longo de um século. A editora aproveita a cerimônia para divulgar sua mais nova parceria com a jornalista Letícia Martins, parceria esta que originou o manuscrito “100 Anos de Insulina: A Descoberta Que Salva A Vida De Milhões de Pessoas”.

Letícia Martins começou a escrever sobre diabetes em 2012 na revista onde hoje é diretora de redação, a Momento Diabetes. Desde então, a jornalista de Taubaté segue contando histórias – como foco na superação em vez dos problemas – de pessoas que convivem com essa condição clínica, que afeta cerca de 13 milhões de brasileiros, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Precisamos desmistificar a ideia de que usar insulina significa que o diabetes piorou. Insulina não é castigo, pelo contrário, insulina é vida”, declara a jornalista.

Para seu recente trabalho, Letícia entrevistou 15 pessoas que vivem com diabetes, além de vários profissionais da saúde, que relatam suas experiências e destacam a evolução do tratamento em décadas com a condição. A escritora afirma que o livro é voltado principalmente para as pessoas que têm diabetes, seus familiares e amigos, para que possam compreender a importância desse hormônio na vida de quem tem a condição.

A obra conta com o prefácio do endocrinologista e pesquisador Carlos Eduardo Barra Couri. Já os demais capítulos, abordam temas como: os sintomas da diabetes, a vergonha das pessoas que convivem com a doença, as novas tecnologias e pesquisas em prol da atualização de terapias, os direitos das pessoas em terem o tratamento adequado e gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros assuntos.

O lançamento de “100 Anos de Insulina: A Descoberta Que Salva A Vida De Milhões de Pessoas” acontece no dia 14 de agosto, sábado, entre 9h da manhã e meio dia. A iniciativa tem o apoio da Revista Momento Diabetes e o patrocínio exclusivo da farmacêutica Novo Nordisk. Além disso, as pessoas que adquirirem os 100 primeiros livros no evento ganharão um autógrafo especial da autora.

Vale lembrar que o trabalho já está sendo comercializado em pré-venda nas versões impressa, por R$ 29,90, ou digital, por R$ 19,90. Esses preços, contudo, podem sofrer alterações após o lançamento, no dia 14. Ademais, o valor já arrecadado, até dezembro do ano passado, será revertido em prol de uma organização sem fins lucrativos indicada pelas pessoas que se inscreveram no link até o dia 2 de agosto.

Mais informações sobre a programação do evento e inscrição, que é gratuita, você pode conferir no site.

Fonte: Olhar Digital.

Compartilhe