Por Claudia Terensi*
A Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista (ADJ Birigui), foi constituída em 1992 pela iniciativa de Margareth Del Bianco Vargas, cuja filha de 8 anos havia sido diagnosticada com diabetes mellitus tipo 1. Na época, a criança foi encaminhada para receber atendimento na capital paulista, por meio da ADJ de São Paulo, onde teve amplo apoio e constatou a necessidade de trazer para região um trabalho especializado em diabetes.
Assim, a ADJ iniciou seus trabalhos contando com o apoio de pais, parceiros e voluntários (médicos e comunidade). As atividades iniciaram-se com encontros de conscientização acerca da doença, realizados mensalmente com a participação da comunidade e de pessoas com diabetes e seus familiares.
Atualmente a entidade possui sede própria que foi inaugurada no ano de 2014, construção essa que foi conquistada por meio de leilões, doações de empresas e pela comunidade de birigui e região.
Associação tem por missão promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e atendimento, visando qualidade de vida das pessoas com diabetes apoiando à família, buscando o fortalecimento de vínculos direcionados à melhoria da qualidade de vida e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Projetos exitosos
Entre os projetos que orgulham a associação estão a Corrida contra o Diabetes, que está na 10ª edição e ocorre em novembro e a Lei Valentina (Lei 6.124/2015), que visa detectar de forma precoce o diabetes tipo 1, mais comum no público infantil. A lei, sancionada pelo prefeito Pedro Bernabé, é aplicada na rede municipal de saúde em parceria com a ADJ. Ela foi batizada em homenagem a Valentina de Oliveira França, que faleceu em abril de 2013, com apenas 1 ano e 9 meses, vítima da doença.
Como funcionam os atendimentos
Por mês, a associação promove cerca de 300 (trezentos) atendimentos, que chegam através de demanda espontânea ou indicação médica do ambulatório de Birigui e região.
A ADJ Birigui foca na prevenção, orientação e educação em diabetes, disponibilizando atendimento especializado e multiprofissional aos pacientes diabéticos, com a finalidade de evitar maiores complicações crônicas futuras da doença.
Atualmente, a associação conta com uma equipe especializada nas áreas de psicologia, assistência social, nutrição, farmácia, enfermagem e médico endocrinologista. Oferece também em média 3.600 atendimentos ao ano nas diversas áreas mediante recursos próprios e emendas parlamentares com abrangência no município de Birigui e região.
Serviço:
Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista
Endereço: Rua João galo 1091 – Birigui – SP
Expediente: de 2ª a 6ª feira, das 07h30 às 17h
Entre em contato:
Facebook: https://www.facebook.com/adj.birigui
Instagram: @Adj.Birigui
Site: https://www.adjbirigui.com.br
Sobre a autora: Claudia Terensi é gerente da ADJ e enfermeira
Importante: opiniões contidas em artigos assinados não expressam necessariamente a opinião da editora Momento Saúde nem da Momento Diabetes.
Leia mais: Associação dos Doentes Crônicos do Brasil tem vários projetos para atender a população com diabetes