fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Alimentação É verdade que a pessoa com diabetes tem que abrir mão dos alimentos que gostava de comer?

Essa é a maior dúvida e a maior preocupação do paciente ao receber o diagnóstico: o que pode e o que não pode comer.

Redação | 02/08/2017

É verdade que a pessoa com diabetes tem que abrir mão dos alimentos que gostava de comer?

Essa é a maior dúvida e a maior preocupação do paciente ao receber o diagnóstico: o que pode e o que não pode comer. A resposta não é tão simples assim e a pessoa mais indicada para dá-la é o próprio paciente. Isso porque cada um de nós tem metabolismos diferentes. Por exemplo, você e eu podemos comer duas bananas clones, com o mesmo índice glicêmico. Mas, se medirmos a taxa de açúcar no sangue, o resultado não será igual. Por isso, o primeiro conselho que dou para quem tem diabetes é: procure se conhecer, saber como o seu organismo funciona e de que forma os alimentos impactam na glicemia. Com informação, fica mais fácil se cuidar.

E como controlar bem o diabetes?
Embora seja individualizado, o tratamento do diabetes está baseado em cinco pilares: alimentação balanceada, prática de atividade física, medicação prescrita pelo médico, educação em diabetes e o automonitoramento da glicose, ou seja, o teste de ponta de dedo – afinal só se controla aquilo que se mede.

Dica: Para saber se determinado alimento pode ser ingerido faça o teste de glicemia capilar (a ponta de dedo) antes de consumi-lo e 2 horas depois.

Compartilhe