fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Giro Saúde A história de um adolescente recém-diagnosticado com diabetes que virou estudo de caso de uma tia universitária

***Texto escrito por Fernanda Sardella e publicado na edição 30 da Revista Momento Diabetes. Esta história começou em maio de 2019, enquanto eu cursava o 4º período da faculdade […]

Fernanda Sardella | 28/12/2021

***Texto escrito por Fernanda Sardella e publicado na edição 30 da Revista Momento Diabetes.

Esta história começou em maio de 2019, enquanto eu cursava o 4º período da faculdade de Nutrição e mudou os rumos da minha trajetória profissional. Para melhor!

Tenho uma irmã mais velha que mora em Curitiba. Naquele ano, há poucas semanas, ela estranhou o fato do meu sobrinho mais novo, então com 12 anos, beber muita água durante a madrugada, como também reclamar de episódios de tontura. Então, ela solicitou à médica do colégio guia para exame de sangue completo.

Poucas horas após chegar em casa após a realização do exame, minha irmã recebeu uma ligação do laboratório, pedindo para que o menino fosse levado ao hospital, pois a glicemia dele estava em 374mg/dL, além da presença de glicose e corpos cetônicos na urina. Vários leitores já viram esse filme e podem imaginar que a vida da família virou de cabeça para baixo.

Começamos um trabalho em equipe para buscar informações e conscientização sobre o diabetes mellitus tipo 1. A partir do diagnóstico, fiquei muito interessada em ajudar, afinal era acadêmica em nutrição. Foi por meio do meu professor Emilson Portella, que trabalhou por muitos anos em um serviço do ambulatório de diabetes, que aprendi sobre o assunto e resolvi escrever meu trabalho de conclusão de curso com o tema “A influência do exercício físico associado à dieta no diabetes mellitus tipo 1 em adolescente: um estudo de caso”.

Leia mais da matéria na edição 30 da Momento Diabetes.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 30. Confira na nossa loja virtual.

Compartilhe