Você já parou por algum momento e fez seus planos para o novo ano? Pensou nas coisas boas e ruins que aconteceram em 2018 e mentalizou aquelas que deseja vivenciar em 2019? O que gostaria de mudar, de recomeçar, de realizar? Eu sei que a vida é corrida e muitas vezes somos engolidos pelas atividades do dia a dia, mas fazer pausas é tão importante quanto executar.

A pausa nos possibilita reencontrar o ponto de equilíbrio e descobrir um novo sentido para aquilo que estamos prestes a executar, mesmo que seja uma tarefa do cotidiano. Essa paradinha estratégica, com o objetivo de meditar sobre a nossa atitude, é tão importante e eficaz que tem sido usada por profissionais de saúde como ferramenta no tratamento de doenças como o diabetes.

De olho nesta tendência, fomos investigar o mindful eating, a prática do comer com atenção plena, isto é, estar focado no presente e no alimento à sua frente e trouxemos uma matéria super legal na edição 14 da revista Momento Diabetes (referente a dezembro/janeiro/2019).

Pelo relato dos entrevistados percebemos que essa técnica pode ser uma grande aliada no controle da ansiedade, do estresse e consequentemente da glicemia. Uma boa dica para começar o ano, não acha?

Além do mindful eating, a nova edição traz outras matérias muito úteis para o seu dia a dia. Confira abaixo os temas:

Evento: Projeto brasileiro é destaque em congresso na Índia. A nutricionista e educadora em diabetes Juliana Baptista apresentou trabalho sobre contagem de carboidratos e relata como foi essa experiência.

Papo de Consultório: “Alcançar os não alcançados”. Este é o tema da reflexão sobre o acesso a medicamentos feita pela endocrinologista e pesquisa Denise Reis Franco.

CAPA: Comece o ano com o mindful eating.

Medtroni Apresenta: Qual é a importância do especialista clínico em diabetes para quem usa bomba de insulina?

BD Apresenta: Conheça os locais para aplicar a insulina.

Pergunte ao Farmacêutico: A farmacêutica e educadora em diabetes Mônica Lenzi ensina como medir a glicemia sem erro.

Em Pauta: Diabetes em animais. Seu melhor amigo de patas também pode desenvolver uma doença que requer tratamento, cuidados e, claro, muito amor e dedicação.

Diabetes na Real: A blogueira Marina de Barros, do Diabética Tipo Ruim, revela 05 atitudes que ajudam a controlar a glicemia nas festas de fim de ano.

KIDs: Um alerta sobre o diabetes tipo 2 no público mirim. Muitas pessoas não sabem, mas crianças e adolescentes também podem desenvolver DM2, doença relacionada a maus hábitos alimentares e sedentarismo.

Bem Viver: Proteja sua pele neste verão. A dermatologista de Curitiba, Camila Scharf, ensina como se proteger do câncer de pele e outros problemas desta época.

Diário de Bordo: A família da pequena Valentina teve que viajar às pressas de Florianópolis para São Paulo a fim de socorrer a filha. Mas o diagnóstico de diabetes não foi encarado de forma negativo pelos Shiguios.

Hora do Treino: Adrenalina sobre duas rodas. Esportes envolvendo velocidade são um desafio para quem tem diabetes, mas isso não significa que estão proibidos. O xis da questão está no controle da direção e da glicemia.

Ping Pong: O endocrinologista mineiro Levimar Rocha, que tem diabetes tipo 1, explica por que o paciente precisa estar no centro das atenções.

Na Feira: Incluir frutas, legumes e verduras no dia a dia aumenta a saúde do corpo e da mente. Acredite: com algumas estratégias simples é possível aumentar o consume de FLV. Quem ensina como é a nutricionista e educadora em diabetes Eneida Ramos, de São Bernardo do Campo (SP).

Seu Direito: SUS ou plano de saúde? Conheça um pouco mais sobre os processos judiciais para tratamento do diabetes com a advogada Débora Aligieri.

Momento Delícia: 12 receitas deliciosas selecionadas pela nutricionista e educadora em diabetes Martha Amodio. Clique aqui e confira.

Espero que você se delicie com esta edição recheada de receitas deliciosas, informação, reflexão e boas energias. Para comprar ou assinar, CLIQUE AQUI.

Beijos edulcorantes,

Letícia Martins
Editora-chefe da Momento Diabetes