* A autora Caroline Naumann tem 29 anos, 16 deles convivendo com diabetes. Criou o blog Ao Trabalho para superar o diagnóstico e descobre, a cada dia, um novo jeito de encarar as coisas. É colunista da revista Momento Diabetes.

Quando saio de casa para trabalhar, ir numa festa ou viajar, antes de fechar a porta de casa sempre ganho um beijo e ouço meus pais falando, quase em uníssono: te cuida.

A recomendação é quase automática, é um lembrete amoroso. Sei que a vida anda pregando algumas peças, mas na maioria das vezes, não dou muita importância para o “te cuida” que ouço desde o primeiro dia sozinha no colégio, desde o primeiro banho de piscina sem boia, desde a primeira noite com diabetes na casa das amigas, desde a primeira viagem com o pessoal da faculdade. Meu pai e minha mãe são os reis do “te cuida”, que eu mal registro, por saber que eles não desejam outra coisa mais do que o meu bem.

No entanto, quando me despeço de amigos, entre abraços, também sempre desejo que se cuidem. “Te cuida para sempre ter uma correção de hipoglicemia na bolsa, para tomar a insulina no horário certo, para contar os carboidratos e para evitar grandes picos glicêmicos. Te cuida porque eu quero te ver novamente, quero te abraçar outra vez. Cuida do teu humor, da tua pele, da tua saúde. Cuida das palavras e da forma como reage sob estresse.

Promete que vai se cuidar?  Cuidar para não perder a hora, para não ficar doente, para não ter hipo, para não preocupar os outros, não acordar ninguém quando chegar da balada. Se cuida ao atravessar a rua, ao dirigir de noite. Cuida dos teus números. Te cuida enquanto estiver longe dos meus olhos, nos momentos em que eu não posso cuidar de ti.”

Quando desejo que meus amigos cuidem de si mesmos e sejam felizes é porque os adoro e os quero bem. E quando os reencontro, quero saber como se cuidaram, quero ouvir as histórias e as novidades porque tudo isso me acalanta. Quando falo “Te cuida, meu amigo” é como se eu falasse que o amo. Então, promete que vai se cuidar?

Este conteúdo faz parte da edição 09 da revista Momento Diabetes. Compre aqui a sua.