Com objetivo de fortalecer as associações de diabetes para que possam melhorar o acesso ao tratamento adequado das pessoas com a condição, a ADJ Diabetes Brasil promove o IV Encontro ADJ Diabetes Brasil entre os dias 19 e 21 de abril, no Hotel Meliá, em São Paulo.

O projeto tem como objetivos articular a rede para realização de iniciativas, a fim de que promovam a melhoria do tratamento do diabetes no Brasil; incentivar a troca de experiências e iniciativas nos municípios e estados, mobilizando-os para realização de campanhas, além de tornar os participantes polos difusores de informações, principalmente nas redes sociais, orientando-os a chamar a atenção do poder público e promover campanhas de advocacy dentro das associações.

A iniciativa é composta por uma rede de 33 líderes em diabetes, que participa de duas fases: a primeira por um encontro presencial que vai acontecer no Hotel Meliá, e a segunda fase encontros virtuais mensais para que os mesmos continuem a receber o conhecimento e sejam motivados a realizarem iniciativas tanto locais como nacionais para a melhoria do tratamento do diabetes no Brasil.

Entre os temas que serão abordados no encontro, estão:
– Últimas tecnologias do diabetes,
– Desafios da adesão ao tratamento,
– Avanços no tratamento do diabetes e suas complicações,
– Apresentação do Programa Kids e o resultado do estudo clínico realizado nas escolas,
– Atualização dos projetos de lei, que estão tramitando na Câmara dos Deputados e no Senado.,
– Discussão de questões para melhorar o tratamento da pessoa com diabetes, entre outros.

No final do encontro, será gerado um documento com as políticas públicas, que serão trabalhadas durante todo o ano. A partir disso, serão traçadas as estratégias para alcançar as metas discutidas a fim de promover qualidade de vida para pessoa com diabetes. Além disso, ao longo do programa, cada participante reportará as iniciativas realizadas envolvendo os poderes públicos das esferas municipal, estadual e federal.

Dessa forma, com a união de lideranças de associações do país, o tema diabetes ganhará mais visibilidade no panorama nacional, como também boas práticas serão implantadas para melhorar a universalidade, a equidade e a integralidade do tratamento da pessoa com diabetes no Brasil.