A nutricionista clínica e educadora em diabetes Camila Cialdini Faria montou cinco opções de cardápio para organizar os lanches entre as refeições principais para crianças com diabetes, cada um com 35 g de carboidratos (CHO), respeitando a distribuição dos grupos alimentares.

O legal dos lanches é que eles podem ser consumidos em casa, mas também levados para escola, clube e passeios, pois são práticos e nutritivos:

Segunda-feira

Para comer: 8 unidades de biscoito de polvilho assado (16 g de CHO).

Para beber: 1 potinho de iogurte de frutas diet (7 g de CHO).

Sobremesa: 1 maça picadinha com casca (12 g de CHO).

Total de CHO 35 g.

#Dicadanutri: o biscoito de polvilho assado é um lanche prático para o início da semana, além de não conter glúten, tem pouco carboidrato. Para a maçã picada não escurecer, pingue algumas gotinhas de limão na porção.

Terça-feira

Para comer: sanduíche feito com: 2 fatias de pão integral sem açúcar (22 g de CHO) + 2 fatias finas de queijo minas branco (0 g de CHO).

Para beber: 200 ml de suco de caju sem açúcar (3 g de CHO).

Sobremesa: 1 kiwi picado (11 g de CHO).

Total de CHO: 36 g.

#Dicadanutri: algumas folhas e saladas às vezes usadas para fazer sanduíches naturais podem murchar e se tornaram menos atraentes para a criança. Alternativas: tomates, cenouras, patê com cotagge ou até mesmo uma fonte de proteína magra, como o planquet de peru ou algum presunto mais leve.

Quarta-feira

Para comer: 5 unidades de cookie integral diet, sem chocolate (32 g de CHO).

Para beber: 200 ml de suco de soja light (7 g de CHO).

Sobremesa: gelatina diet cremosa com iogurte natural (0 g de CHO)

Total de CHO: 39 g.

#Dicadanutri: sobremesa de gelatina é simples e deliciosa: é só fazer a gelatina conforme indicado na embalagem e, ao esfriar, adicionar o iogurte natural e bater no liquidificador. Precisa ficar na geladeira para firmar.

Quinta-feira

Para comer: 1 fatia média de bolo de chocolate diet, sem cobertura (22 g de CHO).

Para beber: 200 ml de limonada com adoçante (3 g de CHO).

Sobremesa: 8 unidades de morango (11 g de CHO).

Total de CHO: 36 g.

#Dicadanutri: deixe os morangos com os cabinhos para que a fruta dure mais. É interessante manter a limonada gelada para não azedar.

Sexta-feira

Para comer: 1 saco médio de pipoca feita com azeite ou 1 unidade grande de pão de queijo (14 g de CHO).

Para beber: 200 ml de refrigerante diet ou 200 ml de chá mate (0 g de CHO).

Sobremesa: 150 g de salada de frutas (19 g de CHO) com 2 unidades de castanha-do-pará ou de caju (2 g de CHO).

Total de CHO: Sexta-feira pode ser um dia mais livre, depois de uma semana bem equilibrada. A pipoca é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico. O pão de queijo pode causar uma hipoglicemia tardia, pois mesmo tendo pouco carboidrato possui gordura.

Na edição 03 da revista Momento Diabetes, você encontra uma matéria completa sobre como montar uma lancheira saudável! Confira a matéria aqui.