Já conferiu o Desafio Momento Diabetes? Nós selecionamos as atividades da revista para você aproveitar, aprender e se divertir! Baixe aqui e desafie os seus amigos!

Respostas do Desafio Momento Diabetes

Palavras Cruzadas

1 Gary Hallir

2 Fibras

3 Hipoglicemia

4 Exercícios

5 Lipodistrofia

6 Kit Pancreas

7 Ponta de dedo

8 Informação

9 Matformina

10 Sucralose

11 Insulina

12 Controle

13 Glicemia

14 Diabetes

15 Retinopatia

Caça Palavras

Segundo estimativas, mais de 420 milhões de pessoas no mundo têm diabetes, praticamente uma epidemia, como aponta o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes na entrevista da página 40. A doença requer controle e autocuidado e a adesão do paciente é fundamental. Muitos passam por um período de negação (ou não aceitação) do diagnóstico, mas é possível superar essa fase e ter qualidade de vida, como mostra a reportagem da página 22.

Atualmente, há diversos acessórios e medicamentos para manter a glicose no sangue controlada. Entre eles destaca-se o glicosímetro, aparelho portátil que serve para checar a taxa de açúcar na corrente sanguínea. A insulina também ajuda a baixar a glicemia e, principalmente para quem tem diabetes tipo 1, cujo pâncreas não produz mais o hormônio, ela é item de primeira necessidade. Aqui no Brasil só existe a versão injetável dela, mas nos Estados Unidos, por exemplo, já foi aprovada a insulina inalada, administrada por vias respiratórias.

Além do glicosímetro e da insulina, é altamente recomendado que pais de crianças docinhos tenham em casa, sempre em local de fácil acesso, outro hormônio importantíssimo, que pode salvar vida em caso de uma hipoglicemia grave: o glucagon (saiba mais sobre ele na matéria Meu Filho tem diabetes). Há alimentos que exercem um papel de coadjuvante no controle glicêmico, como farinhas feitas com ingredientes ricos em fibras, enquanto outros podem ser um verdadeiro vilão para a saúde. Por exemplo, o álcool, que, ingerido em jejum ou em excesso desestabiliza o organismo. O resultado dessa combinação perigosa você descobre na matéria Álcool e Diabetes.

Seja qual for o seu tipo de diabetes ou a causa dele – hereditária ou desconhecida, é fundamental adotar bons hábitos alimentares e praticar atividade física com regularidade, nem que seja uma caminhada, exercício leve e muito prazeroso. Afinal, a genética pode até ter um peso importante nesta história, mas é nosso papel buscar sempre a qualidade de vida.

Desvenda-me ou te devoro

Cada Carboidrato conta no controle da Glicemia

Embaralhada

1 O descanso noturno serve para reparar as lesões e os problemas emocionais que tivemos durante o dia. É como um processo de regeneração.

Embaralhada

1 Medidor de glicemia

2 Bomba de insulina

3 Aplicativos

4 Lentes de contato

5 Pesquisa clínica

E ai, acertou bastante coisa? Conte para gente pelo e-mail atendimento@momentodiabetes.com.br ou pelas nossas redes sociais!

Facebook

Instagram