Examinar frequentemente pés e pernas, hidratá-los adequadamente e utilizar calçados confortáveis são algumas dicas para fugir de encrencas como lesões e feridas, que podem ser difíceis de cicatrizar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70% das amputações realizadas no Brasil são decorrentes do diabetes, sendo 85% delas resultado de feridas nos membros inferiores. Isso por causa da lentidão da cicatrização e por dois fatores de risco que comprometem a saúde de quem tem diabetes.

O primeiro é a neuropatia periférica motora, que provoca a perda da sensibilidade dos nervos. E o segundo fator é a doença vascular periférica, que reduz a circulação dos membros inferiores.

Dessa forma, é frequente que algumas feridas nos pés e pernas demorem para serem notadas e se agravem sem o devido cuidado.

Pensando nisso, destacamos alguns cuidados diários que podem ser tomados para garantir a saúde dos pés para quem tem diabetes:

1) Lave os pés diariamente e seque-os muito bem, sobretudo entre os dedos;

2) Mantenha a pele hidratada com loções apropriadas;

3) Para evitar calos, massageie os pés com um bom creme após o banho e sempre que sentir a pele desidratada;

4) Não passe hidratante entre os dedos, porque a umidade extra nesta região pode provocar micoses e infecções;

5) Não corte calos e unhas encravadas em casa e procure um podólogo sempre que necessário;

6) Corte as linhas em linha reta, evitando os cantinhos para não encravá-las;

7) Troque de meias diariamente e evite usar meias molhadas;

8) Mantenha os pés aquecidos e protegidos por meio de calçados bem adaptados e confortáveis: “pessoas com neuropatia diabética ou pé diabético devem usar calçados com palmilhas especiais customizadas e meias de algodão branca”, recomenda o ortopedista Fábio Batista;

9) Fiscalize o interior dos seus calçados antes de usá-los;

10) Evite andar descalço;

11) Busque manter sua glicemia controlada – essa é a chave para evitar as complicações.

 

Gostou deste conteúdo? Ele faz parte de uma matéria sobre a saúde dos pés presente na edição 06 da revista Momento Diabetes. Compre aqui.