Lanches saudáveis são a melhor alternativa para os intervalos entre refeições

 

Para se manter saudável e deixar a glicemia em ordem é necessário adotar uma alimentação balanceada, que abranja todos os grupos alimentares. A nutricionista clínica e educadora em diabetes, Camila Cialdini Faria, de Belo Horizonte (MG), explica quais são eles e dá sugestões de alimentos saborosos para montar aquele lanche da tarde no capricho:

– Fibras, vitaminas e minerais: esses nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo, além de evitar vários problemas de saúde. Frutas de baixo teor glicêmico são as melhores. Morango, limão, pera, maçã, ameixas e amoras são bem-vindos e podem ser consumidos in natura ou como suco natural (sem acrescentar açúcar, tá bom?!).

– Carboidratos: eles abastecem nosso corpo de energia e não podem faltar na alimentação, mas é preciso evitar os exageros, hein. Pães, bolos sem recheio, diet e integral podem ser alternativas saudáveis.

– Proteínas: importantes para o crescimento. Queijo branco e magro, como minas, frescal, cottage e muçarela, vai muito bem no recheio do sanduíche com pão integral, por exemplo.

E não se esqueça de tomar água para hidratar o corpo e incentivar os rins a trabalharem direitinho.

 

Na edição 3 da Momento Diabetes você encontra uma matéria sobre como montar uma lancheira ideal. Compre aqui.